Regime diferenciado de contratações públicas e contratação por resultados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v6i1p124-148Resumo
Este trabalho objetiva, em síntese, o estudo da contratação por resultados como instrumento de ampliação da eficiência da Administração Pública. Para isto, a pesquisa é iniciada com a análise do cenário internacional e as principais espécies de contratos por resultado: Payment by Results (PbR) e Social Impact Bonds (SIBs), que têm como traço comum a transferência para o particular dos riscos financeiro e operacional na prestação de serviços de interesse público e a remuneração proporcional aos resultados. Estudar-se-á, ainda, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, inaugurado no Brasil para atender aos grandes eventos esportivos e posteriormente perenizado. Será demonstrado que o RDC inovou a contratação pública no Brasil com algumas características, como possibilidade de contratação integrada, sigilo do orçamento estimado, inversão de fases da licitação e previsão de um recurso único, tudo para garantir mais celeridade (na licitação e na execução do contrato) e evitar o conluio e outros ataques à concorrência pública. Por fim, serão estudados os contratos por resultados previstos no RDC – contrato de remuneração variável e contrato de eficiência – para fazer uma análise comparatista com o PbR e as SIBs e avaliar a implementação destas no Brasil sob o marco daquele regime diferenciado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RDDA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (referência à RDDA).
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).