ANÁLISE MORFOMÉTRICA E MORFOTECTÔNICA DO GRÁBEN DO RIO MAMANGUAPE E ADJACÊNCIAS, BORDA ORIENTAL DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.474Keywords:
Gráben do rio Mamanguape, Formação Barreira, Tabuleiros Litorâneos.Abstract
O presente trabalho está fundamentado na utilização de três cartas topográficas na escala 1:25.000, que estão localizadas na borda oriental do estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil. Com essa escala de detalhe, tornou-se possível um mapeamento inédito do gráben do rio Mamanguape, em seu médio e baixo curso. Inicialmente, a vetorização das cartas topográficas possibilitou a elaboração dos mapas temáticos e do Modelo Digital do Terreno (MDT), por meio dos quais obteve-se uma percepção particularizada de toda a configuração morfológica da área de estudo, que apresenta diferenças altimétricas discrepantes entre suas bordas norte e sul, percorrendo toda a adjacência do gráben. O relevo da área apresenta vertentes em ombreiras ou shoulders, padrões assimétricos das redes de drenagem, orientações anômalas, inflexões bruscas de vários canais fluviais e recuos acelerados de cabeceiras de drenagem. Essas características atestam para um controle morfotectônico da área, haja vista que apenas o fator climático impossibilitaria o padrão morfológico encontrado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).