MEMÓRIA DE EVENTOS ENOS NA PRECIPITAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.96077Keywords:
Temperatura da Superfície do Mar, regiões de Niño, defasagem temporal, precipitação mensal, América do SulAbstract
Neste estudo, buscou-se identificar as áreas de precipitação na América do Sul (AS) mais bem correlacionadas linearmente com a temperatura de superfície do oceano (TSM), nas regiões de Niño 1+2, 3, 3.4 e 4 do Pacífico Equatorial, na escala mensal. Os cálculos foram realizados para dados com e sem defasagem temporal, para o período de 1978 a 2005. Além da TSM, foram considerados o Índice de Oscilação Sul e o Multivariate ENSO Index. Áreas com maiores valores de correlação positiva e negativa foram encontradas, respectivamente, ao sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai e, ao norte da AS. A precipitação da região norte da AS apresenta altos valores de correlação com os índices climáticos oceânicos para defasagens maiores que a precipitação da região sudeste. Para defasagens temporais maiores que seis meses, os valores de correlação não são estatisticamente significativos. Assim, sugere-se que o sinal do Pacífico seja mais persistente na precipitação do norte da AS em comparação à precipitação da região sudeste. Em valores absolutos, o El Niño-Oscilação Sul está mais relacionado à precipitação da região Norte do Brasil enquanto que em valores relativos à precipitação da região Nordeste do Brasil apresenta maior decréscimo para casos de El Niño.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).