Uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) Para Mapeamento das Vulnerabilidades à Inundação Urbana: Referenciais e Bases de Aplicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132547Palabras clave:
Geotecnologias, Veículo Aéreo Não-Tripulado, Vulnerabilidades, Unidade de Paisagem, Aplicação.Resumen
Dados sociais quando integrados aos dados ambientais, possibilitam o mapeamento de vulnerabilidade das áreas que potencialmente podem ser afetadas por inundações. Objetiva-se, neste trabalho, discutir a aplicação de veículo aéreo não-tripulado (VANT) como tecnologia de apoio ao mapeamento das vulnerabilidades em escala de detalhe. A área de estudo foi três setores censitários localizados no município de Campo Magro, Paraná, Brasil. A construção metodológica pautou-se na cartografia de síntese (álgebra de mapas + análise multicritério). Atrelado a essa técnica, elaborou-se o ortomosaico para a área de estudo, a partir de dados coletados com o VANT, possibilitando a desagregação dos setores censitários em unidades de paisagem, que são caracterizadas por elementos que compõem a dimensão do ordenamento urbano. As áreas de preservação permanente (APPs) foram combinadas com o mapeamento de vulnerabilidade social na unidade intra-quadras, para assim, elaborar o mapa composto de vulnerabilidade do lugar a inundação urbana, que permitiu uma melhor aproximação com a realidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).