Morfologias de Leito Fluvial em Riodacitos Pórfiros do Grupo Serra Geral
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.144836Palabras clave:
Knickzones, Perfil longitudinal, Erosão fluvial.Resumen
Os riodacitos pórfiros compreendem um conjunto de derrames vulcânicos ácidos do Grupo Serra Geral, na porção meridional da Bacia Sedimentar do Paraná. Por meio de mapeamentos, observações de campo e análise de lâminas petrográficas, esta pesquisa visou identificar as principais morfologias erosivas desenvolvidas em trechos de knickzones de um leito fluvial sobre essa litologia. Os resultados indicaram que o leito fluvial rochoso em riodacitos apresenta erosão diferencial, a partir dos bandamentos mineralógicos e via evolução erosiva das diáclases. As morfologias escalonadas em patamares são do tipo degrau-depressão (step-pool) nos trechos de knickzones e do tipo depressão-soleira (pool-riffle), nas zonas de baixa declividade relativa do perfil do rio, caracterizadas pela formação blocos acumulados provenientes de montante.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).