O PLANO DIRETOR DE ARACAJU E SUAS CONTRADIÇÕES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0010Palabras clave:
Plano Diretor, Desenvolvimento Urbano Sustentável, exclusão social.Resumen
Este artigo tem o objetivo inicial de fazer uma análise crítica ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju e descrever a problemática urbana na cidade nos últimos anos. Com o processo de crescimento urbano intenso, Aracaju vem revelando a necessidade urgente de que seja elaborado um plano diretor de maneira democrática, que vise uma melhor qualidade de vida de sua população e de uma efetiva proteção ao meio ambiente. Em relação ao atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju, podemos afirmar que este “plano não é plano nem tão pouco pleno”, uma vez que reflete os interesses de uma minoria privilegiada pois as decisões de alteração e interferência no espaço urbano foram definidas de maneira a favorecer os agentes produtores do espaço urbano e os grupos privilegiados que estão atrelados a estes agentes. Em suma, este plano diretor não é pleno, já que favorece a minoria da população privilegiada em detrimento da grande maioria excluída dos direitos fundamentais expressos na Constituição Federal do Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).