CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E OCUPAÇÃO ANTRÓPICA DE ZONAS COSTEIRAS: O CASO DA PONTA DO SEIXAS, LITORAL DA PARAÍBA - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.98321Palabras clave:
Ponta do Seixas, erosão costeira, Tabuleiros Costeiros, degradação ambiental.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma caracterização físico-ambiental de um marco geográfico do litoral brasileiro compreendido pela Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, localizado no estado da Paraíba. Nessa zona costeira (como em outros pontos do litoral paraibano e brasileiro), os processos modeladores naturais, atrelados ao uso e ocupação do solo por atividades antrópicas desenvolvidas irregularmente, têm acelerado os processos erosivos e a degradação da paisagem local. A análise da área demonstrou a eminente necessidade de implantação de medidas técnicas que promovam a conservação da paisagem. Entre as implicações da ocupação desse espaço costeiro, averiguou-se como a evolução da erosão na linha praial tem provocado graves danos socioeconômicos e paisagísticos. Outra característica dessa zona litorânea são os elementos da infraestrutura civil, construídos, em sua maioria, sobre a área limítrofe da berma, em trechos onde se faz sentir a influência da maré, fato que fere a legislação ambiental vigente no Brasil e contribui visivelmente com a degradação de um espaço de relevante representatividade geográfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).