ESTIMATIVA DA POLUIÇÃO VEICULAR E QUALIDADE DO AR NAS PRINCIPAIS VIAS DO SISTEMA VIÁRIO DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA – MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.117682Palavras-chave:
Poluição do ar, Poluição veicular, Qualidade do ar.Resumo
O aumento da população urbana vêm requerendo um crescente processo de mobilidade, porém vem se privilegiando os automóveis, aumentando sobremaneira o número de carros nas ruas e a consequente poluição atmosférica. Tornando vital para o controle da poluição do ar e visando a melhoria da qualidade de vida urbana torna-se fundamental deter o controle, monitoramento e estabelecer medidas para que a poluição do ar não se agrave. Desta forma, o presente artigo aplica para as principais vias do sistema viário da área central da cidade de Juiz de Fora, uma metodologia proposta por Taco (2006) e Filizola (2005) de estimativa da poluição veicular, permitindo conhecer a quantidade de CO e NOx /g/km/h. Os valores estimados permitiram criar cenários dos níveis de emissão veicular na área de estudo. Além disso, foi estabelecido uma série de mapeamentos temáticos da área de estudo afim de avaliar a contribuição do espaço urbano nos processos de dispersão/concentração da poluição nos diferentes pontos de contagem veicular. Por fim foi verificada a relação entre os valores estimados e o Índice de qualidade do ar (CETESB, 2013), no qual detecta-se que as piores condições de poluição atmosférica estão presentes nas vias mais estreitas e com acentuado fluxo de veículos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).