CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS EM BACIAHIDROGRÁFICA: GEOMORFOLOGIA E FRAGILIDADE GEOAMBIENTAL DA UGRH PARANAPANEMA
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.492Palavras-chave:
Planejamento, Bacias Hidrográficas, Geomorfologia, Fragilidade GeoambientalResumo
A gestão de bacias compartilhadas constitui um dos desafios na implementação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil, necessitando de estudos detalhados, coordenação política e cooperação entre os participantes para que seja plenamente efetivada. Além de entraves relacionados a conflitos de interesses entre as unidades políticas usuárias desses recursos, o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas que abrangem territórios de mais de um Município ou Estado da Federação Brasileira, se reveste de complexidade em função de questões peculiares relacionadas à articulação dos conhecimentos técnico-científicos disponíveis. Nesse sentido, a elaboração do Mapa Geomorfológico e do Mapa de Fragilidade Geoambiental da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos Paranapanema com o objetivo principal de contribuir com as ações do CBH Paranapanema voltadas ao planejamento de recursos hídricos, exemplificam o desafio de integração de estudos produzidos com níveis de detalhamento diferenciados, decorrentes de procedimentos técnico-operacionais distintos. Assim, este artigo apresenta à comunidade geográfica os caminhos percorridos e as soluções encontradas para a compatibilização e integração de documentos cartográficos pré-existentes tais como o Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo, o Mapa Geomorfológico do Estado do Paraná e o Mapa de Vulnerabilidade Geoambiental do Estado do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).