ESTUDO GEOMORFOLÓGICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RESERVATÓRIO DO FUNIL, ALTO RIO GRANDE (MG), POR MEIO DE IMAGENS ESTEREOSCÓPICAS ALOS/PRISM
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.554Palavras-chave:
geomorfologia, mapeamento morfodinâmico, imagem ALOS/PRISM, reservatório do Funil.Resumo
A disponibilidade atual de produtos de sensoriamento remoto, técnicas de análise espacial e sistemas de informação geográfica, quando utilizados conjuntamente, tem proporcionado bons resultados no mapeamento geomorfológico. Neste sentido, as imagens ALOS/PRISM são uma excelente opção para o estudo do relevo terrestre principalmente em razão da sua alta resolução espacial, combinada a possibilidade de visão estereoscópica. O objetivo deste trabalho foi estudar a geomorfologia de bacias hidrográficas do reservatório do Funil, localizadas na alta bacia do rio Grande, situada no sudeste do estado de Minas Gerais. Pares estereoscópicos gerados a partir de imagens ALOS/PRISM foram utilizados no mapeamento morfodinâmico e de uso do solo destas bacias. Além disso, dados do modelo digital de elevação do sensor ASTER-GDEM, com resolução altimétrica de 30m, foram empregados para produção dos mapas clinográfico, hipsometria e morfologia do relevo. Os resultados mostraram que os produtos de sensoriamento remoto utilizados nessa pesquisa, permitiram mapear com precisão as relações entre processos morfodinâmicos, características físicas das bacias e intervenções humanas no entorno do reservatório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).