Vigilância sanitária e Ministério Público: interrelações de parceria na proteção da saúde

Autores

  • Bianca Maria Santos da Paz Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8682-7479
  • Ediná Alves Costa Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.
  • Eliana Auxiliadora Magalhães Costa Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Departamento de Ciências da Vida. Salvador/BA, Brasil
  • Gisélia Santana Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6289-4896
  • Mariluce Karla Bomfim de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7895-4432
  • Patrícia Sodré Araújo Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Departamento de Ciências da Vida. Salvador/BA, Brasil
  • Yara Oyram Ramos Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2252-1566

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2023.189619

Palavras-chave:

Ministério Público, Sistema de Vigilância Sanitária, Vigilância Sanitária, Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde

Resumo

A atuação da vigilância sanitária no controle de riscos à saúde, devido à natureza dos objetos de seu campo de ação, necessita, muitas vezes, de parceria com outras instâncias, entre as quais o Ministério Público. O objetivo deste artigo foi identificar e discutir os desafios e as potencialidades da relação entre a vigilância sanitária e o Ministério Público. Trata-se de estudo qualitativo e descritivo, com dados produzidos a partir de grupo focal realizado com trabalhadores de vigilância sanitária, agrupados em duas categorias temáticas e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. O estudo identificou, em ações de fiscalização sanitária, uma relação de parceria entre a vigilância sanitária e o Ministério Público, reconhecida pelos trabalhadores como um reforço para o cumprimento dos requisitos sanitários por parte de segmentos regulados; também identificou uma relação de dependência, em certas situações, para a vigilância sanitária poder concretizar a ação institucional de controle sanitário. Além disso, constatou-se uma relação como se fosse de sujeição da vigilância sanitária a um superior hierárquico, decorrente das muitas demandas do Ministério Público que, ao serem priorizadas, aumentam a carga de trabalho e interferem no planejamento e nas rotinas da vigilância sanitária. As relações entre a vigilância sanitária e o Ministério Público têm forte potencialidade de cooperação em prol da saúde coletiva, sobretudo pelo insuficiente poder político da vigilância sanitária nas instâncias subnacionais em sua função de regulação e vigilância. Essas relações também carecem de reflexão diante das respectivas competências e responsabilidades dos entes envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Maria Santos da Paz, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.

    Mestrado em Saúde Coletiva – Concentração em Vigilância Sanitária, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); especialização em Saúde do Trabalhador pelo ISC/UFBA e em Nutrição Pediátrica/Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF); graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia. Nutricionista pesquisadora do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Provisa/ISC/UFBA).

  • Ediná Alves Costa, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.

    Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); graduação em Medicina Veterinária pela UFBA. Professora e pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Provisa/ISC/UFBA). Membro fundador do Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GTVisa/Abrasco).

  • Eliana Auxiliadora Magalhães Costa, Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Departamento de Ciências da Vida. Salvador/BA, Brasil

    Pós-doutorado e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); graduação em Enfermagem pelo ISC/UFBA. Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

  • Gisélia Santana Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.

    Doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); graduação em Farmácia Bioquímica pela UFBA.  

  • Mariluce Karla Bomfim de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.

    Pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM/ES); doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professora do ISC/UFBA. Colaboradora do Observatório de Análise Política em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA  (OAPS/ISC/UFBA).

  • Patrícia Sodré Araújo, Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Departamento de Ciências da Vida. Salvador/BA, Brasil

    Doutorado em Saúde Pública – Concentração em Planificação e Gestão em Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professora e orientadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde nos núcleos de Saúde da Família e de Saúde Mental e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Provisa/ISC/UFBA).

  • Yara Oyram Ramos Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Saúde Coletiva. Salvador/BA, Brasil.

    Doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professora do ISC/UFBA. Pesquisadora do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Provisa/ISC/UFBA).

     

Referências

ASENSI, Felipe Dutra. Judicialização ou juridicização? As instituições jurídicas e suas estratégias na saúde. Physis. v. 20, n.1, p. 33-55, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103 73312010000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000100004.

BACKES, Dirce Stein et al. Grupo Focal como técnica de coleta de dados e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo em Saúde, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: https://bvs.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 set. 2023.

BRASIL. Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 20 agosto, 1977. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6437.htm.

BRASIL. Lei n. 9.695, de 20 de agosto de 1998. Acrescenta incisos ao art. 1o da Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, e altera os arts. 2o, 5o e 10 da Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 20 agosto 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9695.htm.

BRITO, Rodrigo Lino; FLEXA, Raquel Gonçalves Coimbra. Objetivos estratégicos de Agências Reguladoras em Saúde: um estudo comparativo internacional. Vigilância Sanitária em Debate, v. 7, n. 3. p. 3-13, 2019. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1271/1032. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01271.

COSTA, Ediná Alves. Conceitos e área de abrangência. In: ROZENFELD, Suely (Org). Fundamentos da vigilância sanitária. 7. reimpr. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.

COSTA, Ediná Alves. Fundamentos da vigilância sanitária. In: COSTA, Ediná Alves (Org.). Vigilância sanitária: temas para debate. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6bmrk.

COSTA, Ediná Alves. O trabalhador de vigilância sanitária e a construção de uma nova vigilância: fiscal ou profissional de saúde? In: COSTA, Ediná Alves (Org). Vigilância sanitária: desvendando o enigma. Salvador: EDFUBA, 2008.

COSTA, Ediná Alves. Regulação e vigilância sanitária: proteção e defesa da saúde. In: ROUQUAYROL, Maria Zélia;e GURGEL, Marcelo. Epidemiologia & Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018. p. 461-486.

COSTA, Eliana Auxiliadora Magalhães. Vigilância sanitária em serviços de saúde: os desafios da prática. Vigilância Sanitária em Debate, v. 2, n. 2, p. 27-33, 2016. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/148. Acesso em: 26 jul 2020. https://doi.org/10.3395/vd.v2n2.148.

DI PIETRO, Maria Silvia Zanella. Direito administrativo. 32. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2019.

FLEXA, Raquel Gonçalves Coimbra et al. Planejamento estratégico em vigilância sanitária: aplicação do Balanced Scorecard (BSC). Vigilância Sanitária em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-23, 2017. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/937 Acesso em: 05 out 2020.

FREITAS, Vanessa Lorena Sousa de Medeiros; LEANDRO, Katia Cristina; NAVARRO, Marcus Vinicius Teixeira. O olhar do benefício além do risco: construindo um novo paradigma em vigilância sanitária. Revista Brasileira de Física Médica, v. 13, n. 1, p. 128-137, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n1.p128-137.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. 7. ed. São Paulo: Editora Redcord, 2010.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LUCENA, Regina Borges. A descentralização na vigilância sanitária: trajetória e descompasso. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 5, p. 1107-1120, 2015.

MAIA, Christiane; GUILHEM, Dirce. A política de saúde brasileira: principais debates e desafios e interface desses com a Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária em Debate, v. 3, n. 4, p 30-38, 2015. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/459. Acesso em: 05 out 2020. https://doi.org/10.3395/2317-269x.00459.

MEIRELES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

MOTA, Daniel Marques; FREITAS, Daniel Roberto Coradi; ARAÚJO, Wildo Navegantes de Araújo. Avaliação do sistema de vigilância sanitária do sangue em âmbito federal, Brasil, 2007. Ciência & Saúde Coletiva. v. 17, n. 1, p. 191-202, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/bTSK64qYgWJvGH85wNJMZBy/?lang=pt Acesso em 10 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000100021.

SANTOS, Rosenilde. Vigilância Sanitária e estratégia de saúde da família: estudo exploratório em um Distrito Sanitário da capital baiana. 2018. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Salvador, 2018.

SILVA, Ana Célia Pessoa; PEPE, Vera Lúcia Edais. Vigilância sanitária: campo da promoção e proteção da saúde. In: GIOVANELLA, Ligia (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.

SILVA, José Agenor Alvares; COSTA, Ediná Alves; LUCHESE, Geraldo. SUS 30 anos: Vigilância Sanitária. Ciência & Saúde Coletiva; v. 23. n. 6, p.1953-1962, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/99NtcZQQgP48XNK8hfKs77H/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 set. 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04972018.

SILVA, Julieth Merelis Rodrigues et al. Avaliação da descentralização das práticas de Vigilância Sanitária do município de Olinda, Pernambuco. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 1, p. 40-47, 2020.

VECINA NETO, Gonzalo. Vigilância Sanitária. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 14, n. 3. p. 91-94, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdisan/article/view/78928/82999. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v14i3p91-94.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Paz, B. M. S. da, Costa, E. A., Costa, E. A. M. ., Souza, G. S., Souza, M. K. B. de ., Araújo, P. S. ., & Lima, Y. O. R. (2023). Vigilância sanitária e Ministério Público: interrelações de parceria na proteção da saúde. Revista De Direito Sanitário, 23, e0011. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2023.189619

Dados de financiamento