Design de produto e os limites do antitruste

considerações sobre vieses de decisão e custos do erro

Autores

  • Pedro Pendeza Anitelle Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%25p

Palavras-chave:

antitruste, design de produto, custo do erro, decisão, inovação, concorrência

Resumo

Este artigo examina o tema de intervenção antitruste sobre design de produtos,
considerando a crescente relevância dessa questão, especialmente no contexto da
economia digital e mercados intensivos em tecnologia. O objetivo do estudo é propor uma
reflexão sob uma perspectiva específica: a análise da pertinência de vieses decisórios na
avaliação e intervenção antitruste sobre condutas que envolvam design de produto e
inovação. Para tanto, são ponderados os motivos pelos quais autoridades de defesa da
concorrência em diferentes jurisdições (Estados Unidos, Brasil e União Europeia)
demonstram hesitação em intervir em produtos e modelos de negócio de empresas, com
especial foco nos custos do erro (error cost framework). Considerações sobre custos do
erro em casos que envolvem a avaliação do design de produto são apresentadas, levando
à conclusão de que autoridades devem evitar erros de falso positivo particularmente nesse
tipo de caso. Por fim, sugere-se que os insights da literatura sejam traduzidos em melhores
práticas para uma política de defesa da concorrência sobre condutas envolvendo o design
de produto e inovação, especificamente na forma do estabelecimento de filtros, testes,
padrões de prova e regras processuais de distribuição de ônus da prova que, para esse tipo
de caso, devem estar voltados a evitar decisões de falso positivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKER, Jonathan B. Taking the Error Out of “Error Cost” Analysis: What’s Wrong with Antitrust’s Right. Antitrust Law Journal, v. 80, n. 1, p. 1–38, 2015.

BECKNER, C. Frederick; SALOP, Steven C. Decision Theory and Antitrust Rules. Antitrust Law Journal, v. 67, n. 1, p. 41–76, 1999.

BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Processo Administrativo no 08012.010483/2011-94 (Representados: Google Inc. e Google Brasil Internet Ltda.).

COLOMO, Pablo Ibañez. Product Design and Business Models in EU Antitrust Law. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3925396>. Acesso em: 5 fev. 2024.

COLOMO, Pablo Ibáñez; KALINTIRI, Andriani. The Evolution of EU Antitrust Policy: 1966–2017. The Modern Law Review, v. 83, n. 2, p. 321–372, 2020.

DEVLIN, Alan; JACOBS, Michael. Antitrust Error. William & Mary Law Review, v. 52, n. 1, p. 75, 2010.

EASTERBROOK, Frank H. The Limits of Antitrust. University of Chicago Law Occasional Paper, v. No. 21, 1985.

ESTADOS UNIDOS. Supreme Court of the United States. Foremost Pro Color v. Eastman Kodak Co. Disponível em: <https://casetext.com/case/foremost-pro-color-v-eastman-kodak-co>. Acesso em: 5 fev. 2024.

ESTADOS UNIDOS. Supreme Court of the United States. Foremost Pro Color v. Eastman Kodak Co. Disponível em:

ESTADOS UNIDOS. Federal Trade Commission. In the Matter of Google Inc. Disponível em: <https://www.ftc.gov/sites/default/files/documents/public_statements/statement-commission-regarding-googles-search-practices/130103brillgooglesearchstmt.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2024.

ESTADOS UNIDOS. Supreme Court of the United States. Verizon Comm. v. Law Offices of Trinko. Disponível em: <https://casetext.com/case/verizon-communications-inc-v-law-offices-of-trinko>. Acesso em: 5 fev. 2024.

EVANS, David S.; SCHMALENSEE, Richard. Some Economic Aspects of Antitrust Analysis in Dynamically Competitive Industries. Innovation Policy and the Economy, v. 2, p. 1–49, 2002.

GONÇALVES, Priscila Brolio. A obrigatoriedade de contratar como sanção fundada no direito concorrencial brasileiro. text, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2132/tde-21102010-081507/>. Acesso em: 5 fev. 2024.

HAYEK, Friedrich A. Von. The Meaning of Competition. In: Individualism and Economic Order. 1a edição. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

HOVENKAMP, Herbert. Antitrust and the Design of Production. Cornell Law Review, 2018. Disponível em: <https://scholarship.law.upenn.edu/faculty_scholarship/1859>.

HOVENKAMP, Herbert. Antitrust Error Costs. University of Pennsylvania Journal of Business Law, p. 293, 2022.

HOVENKAMP, Herbert. Antitrust Presumptions for Digital Platforms. 2023. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=4224554>. Acesso em: 22 jan. 2024.

HOVENKAMP, Herbert. Restraints on Innovation. Cardozo Law Review, 2007. Disponível em: <https://scholarship.law.upenn.edu/faculty_scholarship/1939>.

HURWITZ, Gus. Digital Duty to Deal, Data Portability, and Interoperability. The Global Antitrust Institute Report on the Digital Economy, v. 28, 2020.

JORDÃO, Eduardo. Controle judicial de administração pública complexa: a experiência estrangeira na adaptação da intensidade do controle. São Paulo: Malheiros Editores, 2016.

KAISER, Hanno F. Are ‘Closed Systems’ an Antitrust Problem? Competition Policy International, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=1844944>.

LAMBERT, Thomas. The Limits of Antitrust in the 21st Century. University of Kansas Law Review, v. 68, n. 5, p. 1097–1132, 2020.

LANCIERI, Filippo; PEREIRA NETO, Caio Mario S. Designing Remedies for Digital Markets: The Interplay Between Antitrust and Regulation. Journal of Competition Law & Economics, v. 18, n. 3, p. 613–669, 2022.

LOPEZ-GALDOS, Marianela. Antitrust in 60 Seconds: Antitrust and Freedom Of Design. Disruptive Competition Project. Disponível em: <https://www.project-disco.org/competition/121620-antitrust-in-60-seconds-antitrust-and-freedom-of-design/>. Acesso em: 5 fev. 2024.

MANNE, Geoffrey A. Error Costs in Digital Markets. 2020. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=3733662>. Acesso em: 5 fev. 2024.

MANNE, Geoffrey A.; AUER, Dirk. Antitrust Dystopia and Antitrust Nostalgia: Alarmist Theories of Harm in Digital Markets and Their Origins. 2021. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=3920305>. Acesso em: 1 ago. 2022.

MANNE, Geoffrey A.; WRIGHT, Joshua D. Innovation and the Limits of Antitrust. Journal of Competition Law & Economics, v. 6, n. 1, p. 153–202, 2010.

MONTJOYE, Y; SCHWEITZER, H; CRÉMER, J. Competition policy for the digital era. [s.l.]: European Commission, Directorate-General for Competition, 2019. Disponível em: <https://data.europa.eu/doi/10.2763/407537>. Acesso em: 5 fev. 2024.

NEWPORT, Cal. TikTok and the Fall of the Social-Media Giants. The New Yorker, 2022. Disponível em: <https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/tiktok-and-the-fall-of-the-social-media-giants>. Acesso em: 1 ago. 2022.

OCDE. Competition and Innovation: A Theoretical Perspective, OECD Competition Policy Roundtable Background Note. Paris: OCDE, 2023. Disponível em: <https://www.oecd.org/daf/competition/competition-and-innovation-a-theoretical-perspective-2023.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2024.

SCHREPEL, Thibault. Predatory Innovation: The Definite Need for Legal Recognition. SMU Science and Technology Law Review, v. 21, n. 1, p. 19, 2018.

SCHUARTZ, Luis Fernando. Parecer “Inovação e Condutas Excludentes”. In: CAMPILONGO, Celso Fernandes; PFEIFFER, Roberto (Orgs.). Evolução do Antitruste no Brasil. São Paulo: Editora Singular, 2018.

SCHUMPETER, Joséph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Luiz Antonio Oliveira De Araujo. 1a edição. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

SIDAK, J. Gregory; TEECE, David. Dynamic Competition in Antitrust Law. Journal of Competition Law and Economics, v. 5, n. 4, p. 581–631, 2009.

SOKOL, D. Daniel; MA, Jingyuan. Understanding Online Markets and Antitrust Analysis. UF Law Faculty Publications, 2017. Disponível em: <https://scholarship.law.ufl.edu/facultypub/802>.

ULKU, Hulya. R&D, Innovation, and Economic Growth: An Empirical Analysis. Disponível em: <https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2016/12/30/R-D-Innovation-and-Economic-Growth-An-Empirical-Analysis-16927>. Acesso em: 29 jan. 2024.

WRIGHT, Joshua D.; DORSEY, Elyse; RYBNICEK, Jan; et al. Requiem for a Paradox: The Dubious Rise and Inevitable Fall of Hipster Antitrust. George Mason Law & Economics Research Paper, v. No. 18-29, 2018.

Publicado

2023-08-01

Edição

Seção

Artigos da Edição Especial sobre Direito Concorrencial

Como Citar

Anitelle, P. P. (2023). Design de produto e os limites do antitruste: considerações sobre vieses de decisão e custos do erro. Revista De Direito Mercantil, 186, 333-370. https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%p