Nem tudo é dinheiro
a importância dos efeitos não relacionados a preço nas análises de atos de concentração
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%25pPalavras-chave:
concorrência;, efeitos não relacionados a preço, variedade, qualidade, inovação, dadosResumo
Em um mercado competitivo, empresas e consumidores tomam decisões com base em vários aspectos do produto ou serviço envolvido. Embora o preço seja um aspecto fundamental, ele não é o único. Em muitos mercados, a inovação, a qualidade, a variedade e demais características desempenham papel relevante na concorrência entre as empresas. Nesse sentido, no contexto das análises dos atos de concentração, existem alguns desafios práticos quando da consideração dos efeitos não relacionadas a preço. Com base nos precedentes recentes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“Cade”) em atos de concentração, conduziu-se um levantamento de casos que envolveram a análise dos efeitos não relacionados a preço para verificar o grau de aplicabilidade, a abrangência e as características dos mercados envolvidos para a consideração desses efeitos não preço nas análises da autoridade. A partir da amostra analisada, questiona-se se a autoridade da concorrência brasileira já considera ou deve considerar esses efeitos como métrica de análise dos atos de concentração, e em que medida as diretrizes regulatórias atuais permitem que essa verificação seja feita.
Downloads
Referências
BRASIL. CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE). Guia para Análise de Atoa de Concentração Horizontal. Disponível em: http://www.cade.gov.br/acesso-ainformacao/publicacoes-institucionais/guias_do_Cade/guia-para-analise-de-atos-de-concentracaohorizontal.pdf>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08012.008706/2011-53. Requerentes: Anhanguera e Insituição Educacional Luiz Rosa Ltda.).
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08700.000726/2021-08. Requerentes: Oi S.A., Claro S.A., Telefônica Brasil S.A. e TIM S.A.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08700.001097/2017-49. Requerentes: Bayer Aktiengesellschaft e Monsanto Company.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08700.003969/2020-17. Requerentes: STNE Participações S.A. e Linx S.A.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08700.004112/2012-04. Requerentes: Kroton Educacional S.A. e Grupo Uniasselvi.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração n.º 08700.006185/2016-56. Requerentes: Kroton Educacional S.A. e Estácio Participações S.A.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ato de Concentração nº 08700.001390/2017-14. Requerentes: AT&T Inc. e Time Warner Inc.
BREKKE, Kurt R.; SICILIANI, Luigi; STRAUME, Odd Rune. Hospital Competition and Quality with Regulated Prices. The Scandinavian Journal of Economics, v. 113, No. 2, pp. 444-469, 2021.
BRUE, Stanley L.; MCCONNEL, Campbell R. Economics – Principles, Problems and Policies. 2002, 43.7-.8. “Non-price competition is a marketing strategy "in which one firm tries to distinguish its product or service from competing products on the basis of attributes like design and workmanship"”.
CHEN, Y.; GAYLE, P. G. Mergers and product quality: Evidence from the airline industry. International Journal of Industrial Organization, 62, 96–135, 2018.
Colleen Cunningham, Song Ma, & Florian Ederer, ‘Killer Acquisitions’ (2021) 129 (3) Journal of Political Economy 649.
COMPETITION POLICY INTERNATIONAL. Non-Price Effects in Mergers: Examples from Federal Trade Commission Enforcement, 1992-2023, p. 3-4, 2014.
COMPETITION POLICY INTERNATIONAL. Non-Price Effects in Mergers: Examples from Federal Trade Commission Enforcement, 1992-2023. 2024, p. 3-4.
DE CORNIERE, A; TAYLOR, G. Data and Competition: A General Framework with Applications to Mergers, Market Structure, and Privacy Policy. 2020. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=3547379>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS ESTADOS UNIDOS E FEDERAL TRADE COMMISSION. Vertical Merger Guidelines de 2020. Washington, DC: Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 2020.
DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS ESTADOS UNIDOS. Horizontal Merger Guidelines. Washington, D.C., 2010.
DIXIT, A. K.; STIGLITZ, J. E. Monopolistic Competition and Optimum Product Diversity. The American Economic Review, 67 (3), 2007.
EVANS, D. Attention Rivalry Among Online Platforms. 2013. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=2195340>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
FTC v. Sysco Corp., 113 F.Supp. 3d 1 (D.D.C. 2015) (broadline foodservice distribution is a relevant market for national customers that prefer suppliers with a wide selection of products, distinct facilities, timely and reliable delivery, national pricing, and value-add services such as menu planning).
GOTTS, Ilene Knable; RAPP, Richard T. Antitrust treatment of mergers involving future goods. Antitrust Magazine, [S.l.], v. 18, n. 4, p. 9-17, out. 2004.
GUNDLACH, Greg. Non-Price Effects of Mergers: a Primer. Invitational Symposium on the Non-Price Effects of Mergers, Washington, D.C., 2016.
IANSITI, Marco. The Value of Data and Its Impact on Competition. Harvard Business School. Working Paper 22-002.
IVALDI, Marc; PETIT, Nicolas; UNEKBAS, Selcukhan. Killer Acquisitions: Evidence from EC Merger Cases in Digital Industries. TSE Working Paper No. 13-1420, 2023. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4407333 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4407333>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
JONES, Matthew; KOBAYASHI, Bruce; O’CONNOR, Jason. Economics at the FTC: Non-Price Merger Effects and Deceptive Automobile Ads. Review of Industrial Organization, v. 53, p. 593, 2018.
KENNEDY, J. The myth of data monopoly: Why antitrust concerns about data are overblown. Information Technology and Innovation Foundation, 2017.
LACARRA, Ana Cacho Lacará; HAJNOVICOVA, Romana. Treatment of innovation and other non-price factors in merger review (2017–2018) Concurrences N° 2-2019, Art. N° 90423, 2019. Disponível em: . Acesso em 10 de janeiro de 2024.
LANCASTER, Kelvin Lancaster. The Journal of Business, vol. 53, No. 3, Part 2: Interfaces Between Marketing and Economics, pp. S79-S103, 1980 (25 pages). Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2352214>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Executive Summary of the Roundtable on Non-Price Effects of Mergers. 2018.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Non-Price Effects of Mergers - Note by Brazil. 2020.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Non-Price Effects of Mergers - Note by United States. 2018.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Considering non-price effects in merger control – Background note by the Secretariat. 2018.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). U.S. submission on The Role and Measurement of Quality in Competition Analysis. 2013. Acesso em 10/01/2023. Disponível em: <https://www.ftc.gov/sites/default/files/attachments/ussubmissions-oecd-and-other-international-competition-fora/1306qualityanalysis.pdf>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
PINTO, Brijesh P.; SIBLEY, David S. Unilateral Effects with Endogenous Quality. Review of Industrial Organization, [S.l.], v. 49, n. 3, p. 449-464, nov. 2016.
PRINCE, Jeffrey T.; SIMON, Daniel H. The Journal of Industrial Economics, v. 65, no. 2, pp. 336-362, 2017. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/26627659>. Acessado em 6 de fevereiro de 2024.
ROSCH, J. Thomas. Economics in Merger Analysis. Antitrust Bulletin, v. 59, p. 111, 2014.
SAITO, Leandro. Antitruste e novos negócios da Internet. Condutas anticompetitivas ou exercício regular de poder econômico. São Paulo, Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2016.
SPENCE, Michael. Non-price Competition, American Economic Review. 1977, p. 255-259.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Kenchian, Gabriela Fernandes Alegret Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.