Empréstimos ou Adiantamentos A Pessoas Ligadas / Emissão de Carta de Crédito a Favor de Exportador Estrangeiro, Relacionada com Importação Feita por Empresa de "Leasing" Ligada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i34p%25pPalavras-chave:
Lei Bancária , Crimes de Colarinho Branco, Empréstimos , Adiantamentos , Instituições financeiras, Interpretação legislativa , ICartas de crédito , Hermenêutica , Vedações legais, PenalidadesResumo
O texto discute a proibição estabelecida pela Lei Bancária e pela Lei dos Crimes de Colarinho Branco quanto à concessão de empréstimos ou adiantamentos a pessoas ligadas às instituições financeiras. Explora a definição desses termos e questiona se certas operações, como a emissão de cartas de crédito para cobrir importações feitas por empresas de leasing ligadas ao banco, violam essa proibição. O autor analisa a legislação, o processo legislativo, críticas doutrinárias e regras de interpretação para concluir que certas operações, como a abertura de crédito relacionada à emissão de cartas de crédito para importações, não se enquadram na proibição legal. O texto também detalha os artigos relevantes das leis mencionadas e destaca as penalidades para infrações.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Renato A. Gomes de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.