Os Investimentos e a Captação de Recursos por Contratos de "Private Equity" e "Venture Capital"

Autores

  • Nikolai Sosa Rebelo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i159-160p%25p

Palavras-chave:

Venture Capital, Private Equity, Investimentos, Empresário , Sociedade Empresária, Plano de Negócios, Fundo de Investimento , Due Diligence, Acordo de Acionistas, Carteira e Investimentos

Resumo

O texto aborda os investimentos de private equity e venture capital, destacando sua importância para o desenvolvimento empresarial no Brasil. Ele define private equity e venture capital como modalidades de captação de recursos que permitem a empresas e empreendedores angariar fundos sem aumentar seu endividamento, pois os investidores entram como sócios e são remunerados com o sucesso do empreendimento.

O documento enfatiza a necessidade de um bom plano de negócios, que deve responder a questões como a identidade do cliente, o tamanho do mercado, os pontos fortes e fracos da empresa, e o objetivo estratégico principal. O plano orienta as atividades da empresa e é constantemente avaliado para verificar se os resultados esperados foram alcançados.

A estrutura dos fundos de investimento é discutida, incluindo a composição da carteira, que deve ter no mínimo 67% de ações de sociedades anônimas, dentre outros ativos. São mencionadas as taxas de tributação aplicáveis a diferentes prazos de investimento.

O texto também detalha o processo de investimento, desde a prospecção ativa ou passiva de empresas, até a avaliação do negócio e a definição dos critérios de investimento. São assinados contratos definitivos, como o acordo de subscrição, que delimitam as condições do investimento e prevêem a assinatura de um acordo de acionistas.

A liquidação é apresentada como a última modalidade de desinvestimento, ocorrendo apenas em casos de insucesso do empreendimento. O administrador do fundo deve ter a sensibilidade de promover a liquidação antes de atingir o estado falimentar, para conter danos.

Por fim, o texto lista uma série de referências bibliográficas que aprofundam os aspectos jurídicos, econômicos e financeiros dos investimentos de private equity e venture capital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAHAM, Marcus (org.) Manual de Autoria Jurídica - "Legal Due Diligence": uma visão multidisciplinar no Direito Empresarial Brasileiro. São Paulo, Quartir Latin, 2008.

ABRÃO, Nelson. Direito Bancário. São Paulo, Saraiva, 1999.

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. São Paulo, Saraiva, 2001.

ASHTON, Peter Walter. Companhias de Investimento. 1° ed. Rio de Janeiro, Edições Financeiras S/A, 1963.

ASHTON, Peter. A Natureza Jurídica dos Fundos Abertos de Investimento. Porto Alegre, Biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tese de Concurso, 1968.

BARRETO FILHO, Oscar. Regime Jurídico das Sociedades de Investimento ("Investment Trusts"). Max Limonad. São Paulo (Brasil). 1956.

BORBA, José Edvaldo Tavares. Direito Societário. Rio de Janeiro, Renovar, 2010.

BULGARELLI, Waldirio. Estudos e Pareceres de Direito Empresarial: o Direito das Empresas. São Paulo, Ed. RT, 1980.

CARVALHOSA, Modesto. Comentários à Lei de Sociedades Anônimas: Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, com as modificações das Leis ns. 9.457, de 5 de maio de 1997 e 10.303, de 31 de outubro de 2001. 1° vol. São Paulo, Saraiva, 2002.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 5° ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2004.

COELHO, Fábio Ullhoa. Curso de Direito Comercial. vol. 2: Direito da Empresa. São Paulo, 2007. Curso de Direito Civil. vol. 3. São Paulo, Saraiva, 2007.

CUMMING, Douglas J., e JOHAN, Sfia A. Venture Capital and Private Equity Contracting. Ans International Perspective. San Diego, Academic Press/Elsevier, 2009.

DA SILVA, Américo Luís Martins. O dano moral e a sua reparação civil. São Paulo, Ed. RT, 2005.

DAVID, Tiago Bitencourt de. Doutrin e Prática do Direito Ambiental. Sapucaia do Sul, Notadez/Datadez, 2011.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Dirieto Civil Brasileiro. 3° vol.: Teoria das Obrigações Contratuais e Extracontratuais. São Paulo, Saraiva, 2007.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. vol. IV: Responsabilidade Civil. São Paulo, Saraiva, 2007.

LUCENA, José Waldecy. Das sociedades limitadas. Rio de Janeiro, Renovar, 2005.

MENDONÇA, José Xavier Carlho de. Tratado de direito comercial. vol. I. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1957.

MULLER, Sérgio José Dulac. Direitos Essenciais dos Acionistas - Interpretação Sistemática da Proteção aos Minnoritários. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2003.

REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1° vol. São Paulo, Saraiva, 2005. Curso de Direito Comercial. 2° vol. São Paulo, Saraiva, 2005.

ROSSI, Luiz Egydio Malamud. Manua de "Private Equity" e "Venture Capital": Passos para a Atração de Investidores e Alocação de Recursos. São Paulo, Atlhas,2010.

SÁ, Antônio Lopes de. Fundo de Comércio Avaliação de Cpaital Ativo e Ativo Intangível. Curitiba, Juruá, 2009.

SADDI, Jairo (org.). Fusões e Aquisições: Aspectos Jurídicos e Econômicos. São Paulo, IOB, 2002.

SCHIMITT JUNIOR, Dalton. Financiamento de Pquenas e Médias Empresas: Aspectos do Processo de Decisão Empresarial e o instrumento de capital de Risco. Dissertação de Mestrado, UFGRS, 2002.

SOUZA, Sérgio Henrique Miranda de. Capital Empreendedor: "Venture Capital" e "Private Equity - Capital de Risco. Curitiba, Juruá, 2008.

STEIGLEDER, Annelise Monteiro. Responsabilidade Civil Ambiental As dimensões do Dano Ambiental no Direito Brasileiro. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2004, cap. 4.

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Sosa Rebelo, N. . (2011). Os Investimentos e a Captação de Recursos por Contratos de "Private Equity" e "Venture Capital". Revista De Direito Mercantil, 159-160, 142-166. https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i159-160p%p