Reflexões Sobre a Aplicação da Boa-Fé Objetiva à Formação dos Contratos de Seguros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i159-160p%25pPalavras-chave:
Transformações Econômicas, Direito Contratual, Contratos de Seguros, Autonomia da Vontade, Consenso, Boa-fé objetiva, Negociação, Formação de Contratos, Publicidade , Condições ContratuaisResumo
O documento "Reflexões Sobre a Aplicação da Boa-Fé Objetiva À Formação dos Contratos de Seguros" de Adriana Cristina Dullius Britto, apresentado na Faculdade de Direito da USP, discute a influência das transformações econômicas, políticas e sociais na formação de contratos de seguros. A autora enfatiza a evolução do direito contratual, especialmente no contexto de globalização e contratos de massa, onde a autonomia da vontade das partes é limitada. A formação do contrato de seguros é analisada em duas fases: negociação e formação, com destaque para a importância do consenso e da boa-fé objetiva. A publicidade dos seguros é vista como um convite a contratar, e as condições gerais e especiais dos contratos são pré-elaboradas, limitando a escolha do consumidor. O princípio da boa-fé objetiva é essencial para garantir a lealdade, honestidade e transparência na formação dos contratos.
Downloads
Referências
AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado de. Comentários ao Novo Código Civil - Da extinção dos Contratos. vol. VI, t. II. Rio de Janeiro, Forense, 2011.
ALMEIDA, Carlos Ferreira de. Contratos I - Conceito. Fontes. Formação. 4° ed. Coimbra, Almedina, 2008.
ALVIM, Pedro. O seguro e o Novo Código Civil. Rio de Janeiro, Forense, 2007.
ANTUNES, José A. Engrácia. Direito dos Contratos Comerciais. Coimbra, Almedina, 2009.
ARAI, Rubens Hídeo. "Formação dos contratos", in LOTUFO, Renan, e NANNI, Giovanni Ettore (coords). Teoria Geral dos Contratos, São Paulo, Atlas, 2011.
AZEVEDO, Luiz Augusto Roux. A comutatividade do Contrato de Seguro. Dissertação (Mestrado em Direito Comercial), Faculdade de Diretio da USP. São Paulo, 2010.
BORGES, Nelson. Os Contratos de Seguro e sua Função Social - A revisão Securitária no Novo Código Civil.
CORDEIRO, Antônio Meneses. Da boa fé no Direito Civil. 1° ed. 4° reimp. Coimbra, Almedina, 2011.
COSTA, Mário Júlio de Almeida. Direito das Obrigações, 12° ed. Coimbra, Almedina, 2009.
CUNHA, Daniela Moura Ferreira. Responsabilidade pré-contratual por ruptura das negociações. Coimbra, Almedina, 2006.
DELGADO, José Augusto. Comentários ao Novo Código Civil - Das várias espécies de contrato. Do seguro. Rio de Janeiro, Forense, 2007.
FARIA, José Eduardo. O direito na economia globalizada. 1° ed., 4° tir. São Paulo, Malheiros Editores, 2004.
FERNANDES, Wanderley. "O processo de formação do contrato" in FERNANDES, Wnaderley (coord.) Fundamentos e Princípios dos Contratos Empresariais. São Paulo, Saraiva, 2007.
FORGIONI, Paula A. Teoria Geral dos Contratos Empresariais. São Paulo, Ed. RT, 2009.
FRAN MARTINS. Contratos e Obrigações Comerciais. 2° ed. Rio de Janeiro, Forense, 1969.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de defesa do consumidor - o novo regime das relações contratuais. 5° ed. São Paulo, ed. RT, 2006.
MARTINS-COSTA, Judith. A boa-fé no Direito Privado. 1° ed., 2° tir. São Paulo, Ed. RT, 2000.
Comentários ao Novo Código Civil - Do Direito das obrigações. Do adimplemento e da extinção das obrigações. vol. V, t. I. Rio de Janeiro, Forense, 2005.
Contratos. Conceito e evolução, in LOTUFO, Renan, e NANNI, Giovanni Ettore (coord.). Teoria dos Contratos. São Paulo, Atlas, 2011.
Os campos normativos da boa-fé objetiva: as três perspectivas do direito privado brasileiro", in AZEVEDO, Antonio Junqueira de, TORRES, Heleno Taveira, e CARBONE, Paolo (coords). Princípios do Novo Código Civil Brasileiro e outros Temas - Homenagem a Tullio Ascarelli. São Paulo, Quartir Latin, 2008.
MELLO FRANCO, Vera Helena de. Contratos - Direito Civil e Empresarial. São Paulo, Ed. RT, 2009.
A formação do contrato de seguro no direito brasileiro: a proposta e a apólice de seguro (confronto com o direito comparado)", in Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro 31/53-64.
MELO, Diogo L. Machado de. Cláusulas Contratuais Gerais. São Paulo, Saraiva, 2008.
NEGREIROS, Teresa. Fundamentos para uma Interpretação Constitucional do Princípio da Boa-fé. Rio de Janeiro, Renovar, 1998.
Teoria do Contrato - novos paradigmas. Rio de Janeiro, Renovar, 2002.
NORONHA, Fernando. Direito das Obrigações. vol. 1°, 2°, ed. São Paulo, Saraiva, 2007.
PASUQALOTTO, Alberto. Contratos Nominados III. São Paulo, Ed. RT, 2008.
PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de Direito Privado - parte especial. 3° ed., reimp., t. XXXVIII. Rio de Janeiro, Borsói, 1972.
REALE, miguel. Lições Preliminres de Direito. 27° ed. São Paulo, Saraiva, 2009.
História do Novo Código Civil. São Paulo, Ed. RT, 2005.
ROPPO, Enzo. O contrato. Coimbra, Almedina, 2009.
SÁ, Almeno de. Cláusulas Contratuais Gerais e Directiva sobre Cláusulas Abusivas. 2° ed. Coimbra, Almedina, 2005.
SILVA, Clóvis do Couto e A. Obrigações como Processo. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006.
SZTAJN, Rachel. "Direito e economia dos contratos. Os direitos fundamentais", in VERÇOSA, Harolso Malheiros Duclerc. Curso de Direito Comercial. vol. 4, t. I. São Paulo, Malheiros Editores, 2011, pp. 80-90.
TEPEDINO, Gustavo, e SCHREIBER, Anderson. "A boa-fé objetiva no Código de Defesa do Consumidor e no novo código civil", in TEPEDINO, Gustavo (coord.). Obrigações - Estudos na Perspectiva Civil - Constitucional. Rio de Janeiro, Renovar, 2005, pp. 29-44.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. O contrato de seguro e a regulação do sinistro.
TZIRULNIK, Ernesto. Apontamentos sobre a operação de seguros.
e CAVALCANTI, Flávio Queiroz Bezerra. "Gli elementi essenciali del contratto di assicurazione nella discplina introdotta dal nuevo Codice Civile brasiliano", in Diritto ed economia dell "Assicurazione 3-4/803-823.
e PIZA, Paulo Luiz de Toledo. Comercialização de Seguros: contratação direta e intermediação.
Notas sobre a natureza jurídicas e efeitos da apólice de seguro no Direito Brasileiro Atual.
VERÇOSA, Haroldo Malheiros Duclerc. Contratos Mercantis e a Teoria Geral dos Contratos - O Códig Civil de 2002 e a Crise do Contrato. São Paulo, Quartier Latin, 2010.
Curso de Direito Comercial. vol. 4, t. I. São Paulo, Malheiros Editores, 2011.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adriana Cristina Dullius Britto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.