Direito concorrencial em plataformas digitais: Ressignificando o debate entre fake news e o antitruste
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%25pPalavras-chave:
Direito concorrencial, Mercados digitais, Fake news, Plataformas digitais, Big techs, Indústria da comunicaçãoResumo
O presente trabalho possui como objetivo sistematizar, consolidar e complementar o debate acadêmico, majoritariamente estadunidense, que gira em torno de se a disseminação de fake news em plataformas digitais pode ser considerada como um problema a ser lidado pelo antitruste. Dessa maneira, busca-se apresentar outros argumentos com o intuito de tornar tal discussão mais rica e completa, para que respectiva temática continue sendo desenvolvida e questionada pela comunidade acadêmica, atribuindo, assim, novas importâncias à problemática diante do impacto negativo da propagação de notícias falsas à sociedade. Para tanto, a pesquisa busca dissecar os argumentos já presentes nesse debate para, em seguida, realizar um aprofundamento de tais pontos mediante exposição de concepções de outros estudiosos especialistas na aplicação do direito concorrencial em mercados digitais e na indústria da comunicação.
Downloads
Referências
AGHION, P. et al. Competition and Innovation: an Inverted-U Relationship. The Quarterly Journal of Economics, v. 120, n. 2, p. 701–728, 2005.
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211–236, maio 2017.
BALKIN, J. To Reform Social Media, Reform Informational Capitalism, p. 123. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3925143>. Acesso em 10. out. 2023.
BARRETO, I. Fake News: Anatomia da Desinformação, Discurso de Ódio e Erosão da Democracia. [s.l.] Saraiva Educação S.A., 2022.
BISELLI, E. Discriminação de Preços na Economia Digital. p. 250-256.. In: Pereira Neto, Caio M. da S. (org.) Defesa da Concorrência em Plataformas Digitais. São Paulo: FGV Direito SP, 2020.
CHAIEHLOUDJ, W. Revue Internationale de Droit Économique 2018/1 (t. XXXII). Fake news et droit de la concurrence: réflexions au prisme des cas Facebook et Google. Disponível em https://www.cairn.info/revue-internationale-de-droit-economique-2018-1-page-17.htm. Acesso em 03 set. 2023.
COOPER, M. The Case Against Media Consolidation: Evidence on Concentration , Localism and Diversity. Communications Research, Fordham University, p. 24. Disponível em: <https://research.library.fordham.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=mcgannon_research. Acesso em 10 out. 2023.
Conselho considera plataformas digitais, entre elas Google e Facebook, como veículos de mídia. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/conselho-considera-plataformas-digitais-entre-elas-google-facebook-como-veiculos-de-midia-23813923>. Acesso em: 18 out. 2023. Acesso 10 set. 2023.
CUNNINGHAM, C; EDERER; MA, S. et al. Killer Acquisitions. Journal of Political Economy, vol. 129, n. 3, 2021.
Departamento de Estudos Econômicos (DEE); Grupo Técnico de Métodos em Economia (GTME - GT n. 3). Delimitação de Mercado Relevante. Documento de Trabalho n. 001/10. Disponível em: <https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos-economicos/documentos-de-trabalho/2010/documento-de-trabalho-n01-2010-delimitacao-de-mercado-relevante.pdf>. Acesso em 10 set. 2023.
DIMMICK, J. Media competition and coexistence: The theory of the niche. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
DOLMANS, M; ZIMBRON, R; TURNER, J. Pandora’s box of online ills: We should turn to technology and market-driven solutions before imposing regulation or using competition law. Disponível em: https://ec.europa.eu/competition/information/digitisation_2018/contributions/maurits_dolmans_jacob_turner_ricardo_zimbron.pdf. Acesso em 19 set. 2023.
DOMINGUES, J; SILVA, B. Fake News: Um Desafio do Direito Antitruste?. Revista de Defesa da Concorrência (CADE). Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/411/203. Acesso em 19 set. 2023.
European Comission. The Digital Services Act package | Shaping Europe’s digital future. Disponível em: <https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/digital-services-act-package>. Acesso em 29 mai. 2023.
EVANGELISTA, Rafael; BRUNO, Fernanda. “WhatsApp and Political Instability in Brazil: Targeted Messages and Political Radicalization”. Internet Policy Review: Journal of Internet Regulation, v. 8, n. 4, 2019.
EVANS, D. Why the dynamics of competition for online platforms leads to sleepless nights but not sleepy monopolies, 2017, p. 13. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3009438>. Acesso em 20 set. 2023.
Federal Trade Comission. First Amended Complaint for Injunctive and Other Equitable Relief. Disponível em: <https://www.ftc.gov/system/files/documents/cases/ecf_75-1_ftc_v_facebook_public_redacted_fac.pdf>.
Federal Communications Commission. Schutz vs. FCC. Disponível em: <http://marshallinside.usc.edu/mweinstein/teaching/fbe552/552open/notes/schurz%20v%20fcc.pdf>, Acesso em 10 out. 2023.
FERNANDES, V. Direito da Concorrência das Plataformas Digitais: ente abuso de poder econômico e inovação. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022.
FIDLER, R. Mediamorphosis: understanding new media. Thousand Oaks, Calif.: Pine Forge Press, 1997.
FRAZÃO, A. Plataformas Digitais e os Desafios para Regulação Jurídica. In: Parentoni, Leonardo. (coord.). Direito, Tecnologia e Inovação. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2018, pp. 635-665.
GAL, M.; RUBINFELD, D. The Hidden Costs of Free Goods: Implications for Antitrust Enforcement, Antitrust Law Journal, v. 80, n. 3, p. 521–562, 2016.
GESLEY, J. Germany: Network Enforcement Act Amended to Better Fight Online Hate Speech. Disponível em: <https://www.loc.gov/item/global-legal-monitor/2021-07-06/germany-network-enforcement-act-amended-to-better-fight-online-hate-speech/>. Acesso em 29 mai. 2023.
GRUNES, A. Competition Policy International Antitrust Chronicle December 2017. Is “Fake News” a Competitive Problem?. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3093547&download=yes. Acesso em 03 set. 2023.
GUGGENBERGER, N. Moderating Monopolies. p. 157. Disponível em: <https://btlj.org/wp-content/uploads/2023/10/0003-38-1-Guggenberger.pdf>. Acesso em: 10 out. 2023.
HARBOUR, P.; KOSLOV, T.. Section 2 in a Web 2.0 World: an expanded vision of relevant product markets. Antitrust Law Journal, v. 76, n. 3, 2010.
HERN, A. The Guardian. Facebook tries to clone Snapchat for 8th, 9th and 10th times. The Guardian, 31 out. 2016. Disponível em <https://www.theguardian.com/technology/2016/oct/31/facebook-tries-to-clone-snapchat>. Acesso em 30 ago. 2023.
HOWARD, P. et al. Social Media, News and Political Information during the US Election: Was Polarizing Content Concentrated in Swing States? [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://demtech.oii.ox.ac.uk/wp-content/uploads/sites/12/2017/09/Polarizing-Content-and-Swing-States.pdf>. Acesso em 10 ago. 2023.
HOVENKAMP, E. Patent Prospect Theory and Competitive Innovation. SSRN Electronic Journal, 2016.
HOVENKAMP, H. J. The Harvard and Chicago Schools and the Dominant Firm. SSRN Electronic Journal, 2010. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1014153. Acesso em 26 set. 2023.
HUBBARD, S. Forbes. Why Fake News Is An Antitrust Problem. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/washingtonbytes/2017/01/10/why-fake-news-is-an-antitrustproblem/#7d93d93d30f1. Acesso em 30 ago. 2023.
HUBBARD, S. Competition Policy International. Fake News Is A Real Antitrust Problem. Disponível em: https://www.competitionpolicyinternational.com/wp-content/uploads/2017/12/CPI-Hubbard.pdf. Acesso em 30 ago. 2023.
HUBBARD, S. Vox. Why “fake news” is an antitrust problem. Disponível em: https://www.vox.com/technology/2017/9/22/16330008/eu-fines-google-amazon-monopoly-antitrust-regulation. Acesso em 31 ago. 2023.
HURWITZ, G. Fake News’s Not-So-Real Antitrust Problem: Content Remains King. CPI Antitrust Chronicle December 2017. Disponível em: https://www.competitionpolicyinternational.com/wp-content/uploads/2017/12/CPI-Hurwitz.pdf. Acesso em 18 set. 2023.
Intervozes. Fake News: Como as plataformas enfrentam a desinformação. Disponível em: <https://app.rios.org.br/index.php/s/JDWtwTS2nBmpQso>. Acesso em 29 mai. de 2023.
KATZ, E.; HAAS, H; GUREVITCH, M. On the use of the mass media for important things. American sociological review, 38(2), 1973, 164-181.
KEMP, K. Concealed data practices and competition law: why privacy matters. European Competition Journal, v. 16, n. 2–3, p. 628–672, 2020.
KENNETH, A. Economic Welfare and the Allocation of Resources for Invention. In: The Rate and Direction of Inventive Activity: Economic and Social Factors, 609–26. Princeton University Press, 1962.
KLONICK, K. The Marketplace of Governance (unpublished manuscript, December 12, 2021).
KIRA, B; COUTINHO, D. Ajustando as lentes: novas teorias do dano para plataformas digitais. Revista de Defesa da Concorrência.
MANDRESCU, D. Applying (EU) competition law to online platforms: Reflections on the definition of the relevant market(s), p. 14. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3271624>. Acesso em: 18 out. 2023.
MAURÍCIO, P; SABACK, L. Plataformas Digitais e a Relação com o Jornalismo. Relatório EPC PUC-Rio. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50370/50370.PDF>. Acesso em 20 set. 2023.
MOROZOV, E. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NIELSEN, R. K.; SAMBROOK, R. What is Happening to Television News?. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2771080>. Acesso em 20 set. 2023.
OECD. Rethinking Antitrust Tools for Multi-Sided Platforms. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.oecd.org/daf/competition/Rethinking-antitrust-tools-for-multi-sided-platforms-2018.pdf>.
Organização Pan-Americana da Saúde. Às vésperas da Semana de Vacinação nas Américas, Ministério da Saúde do Brasil e OPAS participam de lançamento de relatório do UNICEF que pede urgência na retomada das coberturas vacinais. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/20-4-2023-vesperas-da-semana-vacinacao-nas-americas-ministerio-da-saude-do-brasil-e-opas>. Acesso em 27 mai. de 2023.
PEREIRA NETO, C.; LANCIERI, F. Towards a Layered Approach to Relevant Markets in Multi-Sided Transaction Platforms, 83 Antitrust Law Journal 429 (2020).
POSETTI, J.; MATTHEWS, A. A short guide to the history of “fake news” and disinformation. In: A Learning Module for Journalists and Jounalism Educators. International Center for Journalists, jul. 2018.
RAZIC, I. Are There Competition Issues Associated With Fake News During Covid-19?. Commission of Protection of Competition of the Republic of Serbia. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3720831. Acesso em 19 set. 2023.
RENZETTI, B. et. al. Mercados Digitais: alguns conceitos. In: Pereira Neto, Caio M. da S. (org.) Defesa da Concorrência em Plataformas Digitais. São Paulo: FGV Direito SP, 2020.
ROBERTSON, V. Antitrust market definition for digital ecosystems. In: Competition policy in the digital economy, On-Topic l Concurrences N°2-2021.
ROSENGREN, K.; WENNER, L.; PALMGREEN, P. Media gratifications research: current perspectives. Beverly Hills, Calif.: Sage Publications, 1985, 509-523.
SACHER, S. Fake News is Not an Antitrust Problem. [s.l: s.n.].
SCHUMPETER, J. Capitalism, socialism and democracy. Nova Iorque: Harpers & Bro, 1942.
Senado Federal. PL 2630/2020. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944>. Acesso em 29 mai. 2023.
SICE. Dicionário de Termos de Comércio - Política de Concorrência. Disponível em: <http://www.sice.oas.org/dictionary/CP_p.asp>. Acesso em: 20 set. 2023.
SIMON, H. Designing Organizations for an Information-Rich-World. Balti-more, MD: The Johns Hopkins. Press, 1971.
SOKOL, D.; COMERFORD, R. Does antitrust have a role to play in regulating big data?. In: Cambridge Handbook of Antitrust, Intellectual Property and High Tech. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
STEINER, P. Program Patterns and Preferences, and the Workability of Competition in Radio Broadcasting. The Quarterly Journal of Economics 66(2), pp. 194-223.
STUCKE, M.; GRUNES, A. Big data and competition policy. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 161.
STUCKE, M. E. Reconsidering Antitrust’s Goals. SSRN Electronic Journal, 2011.
SUBRANAMIAN, T., CNN. Key quotes from the Facebook Papers. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2021/10/30/tech/facebook-papers-quotes/index.html>. Acesso em 10 ago. de 2023.
TIROLE, J. Economics for the common good. New Jersey: Princeton University Press, 2017.
The Encyclopedia of World Problems. Monopoly of the media. Disponível em: <http://encyclopedia.uia.org/en/problem/monopoly-media>. Acesso em: 10 out. 2023.
The Global Disinformation Index. How is Tech Ad Funding Misogynistic Disinformation?. Disponível em: <https://www.disinformationindex.org/disinfo-ads/2023-01-04-how-is-ad-tech-funding-misogynistic-disinformation/>. Acesso em 27 mai. de 2023.
The Global Desinformation Index. Why is anti-LGBTQ+ disinformation being funded by advertising?. Disponível em: <https://www.disinformationindex.org/disinfo-ads/2022-08-02-why-is-anti-lgbtq-disinformation-being-funded-by-advertising/>. Acesso em: 27 mai. de 2023.
THORNTON, B. The Moon Hoax: Debates About Ethics in 1835 New York Newspapers. Journal of Mass Media Ethics 15(2). p. 89-100.
VIGNOLI, R. G.; RABELLO, R.; ALMEIDA, C. C. DE. Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, p. 01-31, 4 jan. 2021.
WEEDON, J.; NULAND, W.; STAMOS, A. Information Operations and Facebook. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://i2.res.24o.it/pdf2010/Editrice/ILSOLE24ORE/ILSOLE24ORE/Online/_Oggetti_Embedded/Documenti/2017/04/28/facebook-and-information-operations-v1.pdf>. Acesso em 29 ago. de 2023.
WESTERIK, H. The social embeddedness of media use: action theoretical contributions to the study of TV use in everyday life. New York: Mouton De Gruyter, 2009, 61-72.
WU, T. The Curse of Bigness: Antitrust in the New Gilded Age. Columbia Global Reports, 2018.
WU, T. The attention merchants: the epic scramble to get inside our heads. New York: Vintage Books.
WU, T. Impérios da comunicação: Do telefone à internet, da AT&T ao Google. São Paulo: Zahar, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stella Maria Margarita La Regina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.