Uso de vozes de terceiros na produção musical brasileira de mídias sintéticas

uma análise sobre suas tendências e viabilidades

Autores

  • Lívia Assali

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i1p%25p

Palavras-chave:

Música sintética, Inteligência artificial, Voz, Privacidade e proteção de dados, Direitos autorais, Direitos da personalidade, Liberdade de expressão

Resumo

No contexto contemporâneo digital e com o avanço de 
tecnologias de inteligência artificial, observa-se uma crescente 
utilização de vozes de terceiros em criações de músicas sintéticas. 
Essas práticas têm gerado preocupações na sociedade e nos setores 
fonográficos, suscitando debates sobre os direitos dos titulares das 
vozes e a legitimidade dessas produções. Diante desse panorama, este 
estudo tem como objetivo investigar a utilização de vozes de terceiros 
por criadores brasileiros em músicas sintéticas, explorando tanto 
suas dimensões culturais quanto legais. Assim, o presente estudo 
visa a, a partir das tendências de criações identificadas, examinar os 
direitos envolvidos e a viabilidade jurídica e fática de suas veiculações, 
considerando seus aspectos culturais e o efetivo comportamento dos 
usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADETUNJI, Adeyemi; CHUKS-OKEKE, Ekene Chuks-Okeke; LEONG,

Brenda Leong. Voice actors and generative AI: Legal challenges

and emerging protections. International Association of Privacy

Professionals. 2023. Disponível em https://iapp.org/news/a/

voice-actors-and generative-ai-legal-challenges-and-emerging

protections/#:~:text=Under%20the%20GDPR%2C%20protections%20

for,be%20updated%20at %20specified%20intervals. Acesso em: 6 jun

ANJOS, Marco Antônio dos. O Humor: Estudo à luz do direito de autor

e da personalidade. Tese (Doutorando em Direito). Faculdade de

Direito, Universidade de São Paulo, 2010.

AUSLANDER, Philip.Everybody’s in Show Biz: Performing Star Identity

in Popular Music. In The SAGE Handbook of Popular Music. SAGE

Reference. Disponível em https://bpb-us w2.wpmucdn.com/sites.

gatech.edu/dist/6/11/files/2017/12/Auslander-Everbodys-In-Show Biz.

pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

BARBOSA, Denis Borges. Do Direito de Propriedade Intelectual

das Celebridades. PIDCC - Direito Contemporâneo e Construção.

Disponível em https://www.dbba.com.br/wp content/uploads/direito_

pi_celebridades.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

BARTHOLOMEW, Mark. A Right is Born: Celebrity, Property, and

Postmodern Lawmaking.Connecticut Law Review. 136. 2011.

Disponível em https://opencommons.uconn.edu/law_review/136.

Acesso em: 6 jun 2024.

BASTOS, Nicole. Mais de 80% da Geração Z acredita que

“memes“ facilitam conexões, diz estudo. CNN, 17 mai 2024.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/ mais-de-80- da-geracao-z-acredita-que-memes-facilitam-conexoes

diz-estudo/. Acesso em: 6 jun 2024.

BAYM, Nancy. Playing to the crowd: Musicians, audiences, and the

intimate work of connection. NYU Press. 2018.

BEZERRA, Arthur Coelho. Direitos autorais e cultura da cópia na

Era Digital. LOGOS 39. Ética e Autoria. Vol.20, nº 2, 2º semestre

Disponível em https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/488/1/

ArthurDireitos.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M.;

BIZUP, Joseph; FITZGERALD, William T. The Craft of Research.

Universidade de Chacago Press, 2016. 4 ed.

BRANCO, Sérgio Vieira. Direitos Autorais na Internet e Uso de Obras

Alheias. Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2007.

BRASIL. Hipóteses legais de tratamento de dados pessoais: legítimo

interesse. Guia Orientativo da Autoridade Nacional de Proteção de

Dados. Brasília, 2024. Disponível em https://www.gov.br/anpd/pt-br/

documentos-e-publicacoes/guia_legitimo_interesse.pdf. Acesso em: 6

jun 2024.

BRASIL, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 de janeiro de 2002.

BRASIL, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção

de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, Brasília, DF, data

de publicação do Diário, 15 de agosto de 2018.

BRASIL, Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e

consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de fevereiro de 1998.

BRASIL, Projeto de Lei nº 2.338, de 2023. Texto Preliminar elaborado pela

CTIA. Dispõe sobre o uso ético e responsável da inteligência artificial

com base na centralidade da pessoa humana. Disponível em https://

legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/37c068d8

d7- 472e-99bf-c3cf7afea396. Acesso em: 6 jun 2024.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 1.630.851/SP.

Recorrente: Rita de Cassia Corrêa. Recorrida: Microsoft Informática

Ltda. Relator: Ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Direitos conexos

em gravação de mensagem de voz para central telefônica. 27 abr

Disponível em https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/

Comunicacao/Noticiasantigas/2017/2017-06-02_09-11_Negado-pedido

de-indenizacao-por-uso-de-voz-em-saudacao telefonica-da-Microsoft.

aspx. Acesso em: 6 jun 2024.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 46.420/SP.

Recorrente: Confederação Brasileira de Futebol. Recorrida: Clodoaldo

Tavares Santana e outros. Relator: Ministro Ruy Rosado de Aguiar.

Uso de imagem de jogadores de futebol. 12 set 1994. Disponível

em https://processo.stj.jus.br/processo/ita/documento/?num_

registro=199400093551&dt_publicacao=05/12/1994&cod_tipo_

documento=. Acesso em: 6 jun 2024.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de

Constitucionalidade 4.815/DF. Requerente: Associação Nacional

dos Editores de Livros. Relator: Ministra Carmen Lúcia. Direitos

conexos em gravação de mensagem de voz para central telefônica.

abr

Disponível

em

https://jurisprudencia.stf.jus.br/

search?classeNumerase=acordaos&sinonimo=tru&o. Acesso em: 6 jun 2024.

Brasil é o 5o país que mais consome pirataria, diz pesquisa. PODER360,

mar 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/

brasil-e-o-5o-pais-que-mais-consome-pirataria-diz pesquisa/. Acesso

em 6 jun 2024.

BYBERG, Andreas; HANSEN, Jesper; BASIC, Mario. Celebrity

Endorsement’s Impact on Brand Image and Sales. Jonkoping

International Business School, Jonkoping University. 2015.

Disponível em https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:812912/

FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

CAMELO, Ana Paula; LIGUORI FILHO, Carlos Augusto. Fan Fiction e

Paródia: uma tentativa de viabilização da produção de fãs em meio à

ausência de reforma da lei de direitos autorais. Revista Eletrônica do

Curso de Direito da UFSM. v. 13, n. 1. Santa Maria, 2018. Disponível

em https://www.researchgate.net/publication/324977216_FAN_

FICTION_E_PARODIA_UMA_T

ENTATIVA_DE_VIABILIZACAO_DA_PRODUCAO_DE_FAS_EM_

MEIO_A_AUSENCIA _DE_REFORMA_DA_LEI_DE_DIREITOS_

AUTORAIS. Acesso em: 6 jun 2024.

CARVALHO, Angelo. Os memes e o direito de imagem. JOTA. 11 de

agosto de 2019. Disponível em https://www.jota.info/opiniao-e-analise/

artigos/os-memes-e-o-direito-de-imagem-11082019. Acesso em: 6 jun

CASTRO, Rafael Chaves Lessa de. Perspectivas no atual contexto

informacional ante o Direito autoral brasileiro e a inteligência

artificial: a proteção autoral de obras intelectuais criadas por meio de

inteligência artificial generativa. Faculdade de Direito, Universidade

Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em http://repositorio.

ufc.br/handle/riufc/76741. Acesso em: 6 jun 2024.

CHAPUZET, Aurélien. How can companies mix data privacy and voice

AI?. Vivoka. Disponível em: https://vivoka.com/gdpr-voice-assistant

privacy/. Acesso em: 6 jun 2024.

CIRINO, Flávia. Já tomou seu tacacá? Joelma volta ao topo com hit de

com MC Poze e RBD. Entenda!. O Fuxico, 13 nov 2023. Disponível em: https://ofuxico.com.br/redes-sociais/ja tomou-seu-tacaca-joelma

volta-ao-topo-com-hit-de-2015-com-mc-poze-e-rbd-entenda/. Acesso

em: 6 jun 2024.

CONAR, 7ª Câmara do Conselho de Ética. “Volkswagen e ALMAPBBDO – VW BRASIL70: o novo veio de novo”. Representação n– 134/23. Autor:

CONAR, mediante queixa de consumidor. Anunciante e agência:

Volkswagen do Brasil e AlmapBBDO Publicidade e Comunicações.

Relator: Conselheiro Luiz Celso de Piratininga Jr. Disponível em: http://

www.conar.org.br/pdf/conar224.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Condições de Uso Amazon Music. Serviço de atendimento ao cliente

da Amazon. Disponível em: https://www.amazon.com.br/gp/help/

customer/display.html?nodeId=201380010. Acesso em: 6 jun 2024.

COSCARELLI, Joe. Grimes Invited Anyone to Make A.I. Grimes Songs.

Here Are Her Reviews. The New York Times, 24 mai 2023. Disponível

em: https://www.nytimes.com/2023/05/24/arts/music/grimes-ai-songs.

html. Acesso em: 6 jun 2024.

COUTINHO, Júlia Alves. O Direito de Autor e Direitos Conexos: o

Intérprete e a sua Obra. Faculdade de Direito da Unibersidade Federal

do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014. Disponível em https://lume.

ufrgs.br/bitstream/handle/10183/183421/000931676.pdf. Acesso em: 6

jun 2024.

CRUZ E SILVA, Rodrigo Otávio; TRINDADE, Rangel Oliveira. O Direito

Fundamental de Acesso à Cultura e o Compartilhamento de Arquivos

Autorais no Ambiente Digital. Disponível em https://gedai.com.br/wp

content/uploads/2014/07/artigo_-_o_direito_fundamental_de_acesso_

cultura_e_o_compartilhamento_de_arquivos_autorais_no_ ambiente_

digital-_1-1.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

CRUZ. Rita Simões. O Conflito entre o Direito à Paródia e os Direitos de

Autor: a necessidade de previsão de uma exceção de paródia no quadro da diretiva 2019/790. Universidade de Coimbra, 2022. Disponível em

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/99818/1/Rita_Simoes_Cruz_

Dissertacao.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

D’AMICO, Gustavo Fortunato. Ressureição Digital: As Consequências

Jurídicas da Recriaçao Digital post mortem de Artístas e Intérpretes.

Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2021. Disponível em https://

gedai.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Dissertacao-Gustavo

Fortunato-DAmico.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Diretrizes de privacidade do YouTube. Ajuda do YouTube. Disponível em:

https://support.google.com/youtube/answer/7671399?hl=ptBR&visit_

id=638448158825437113-3389441474&p=privacy_guidelines&rd=1.

Acesso em: 6 jun 2024.

Diretrizes do Usuário do Spotify. Spotify. Disponível em: https://www.

spotify.com/br pt/legal/user-guidelines/?_gl=1. Acesso em: 6 jun 2024.

Divulgação do uso de conteúdo sintético ou alterado. Ajuda do

YouTube. Disponível em: https://support.google.com/youtube/answer

/14328491?hl=ptBR&sjid=16406363248189651362-SA. Acesso em: 6 jun

Divulgação do uso de conteúdo sintético ou alterado. Ajuda do

YouTube. Disponível em: https://support.google.com/youtube/

answer/14328491?hl=ptBR&sjid=-SA#zippy=%2Cexemplos

de-conte%C3%BAdo-que-oscriadores-precisam-divulgar-as

altera%C3%A7%B5es%2Cexemplos-de conte%C3%BAdos-que-os

criadores-n%C3%A3o-precisam-informar-que-foram-alterados.

Acesso em: 6 jun 2024.

EDUARDO, Thales José Pitombeira. O Conteúdo Patrimonial do

Direito à Voz no Contexto da Proteção da Personalidade. RJLB,

Ano 1, nº 1, 2015. Disponível em https://www.cidp.pt/revistas/

rjlb/2015/1/2015_01_1911_1958.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Exceções devido ao interesse público para reforçar as Regras do X. X.

Disponível em: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/public

interest. Acesso em: 6 jun 2024.

FACHIN, Jéssica; FACHIN, Zulmar. O Direito de Autor e os Sistemas

Copyright e Droit D’Auter: proteção jurídica em face dos livros

impressos e digital. FDV Publicações, v. 23, n.1. 2022. Disponível

em https://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias/article/

view/1844/610. Acesso em: 6 jun 2024.

FALQUEIRO, Bruno Laganá. Todos os direitos reservados: obras

autorais geradas por Inteligência Artificial e a legislação autoral

brasileira. Faculdade de Direito, Universidade Presbiteriana

Mackenzie. São Paulo, 2022. Disponível em https://gedai.com.br/wp

content/uploads/2023/10/Versao-Final_Dissertacao_Bruno-Lagana

Falqueiro-Bruno Falqueiro.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

FERREIRA, Marta Leite. Bad Bunny reage a música viral criada com

IA: “Se gostam, não são meus amigos”. Público, 8 nov 2023. Disponível

em: https://www.publico.pt/2023/11/08/culturaipsilon/noticia/bad

bunny-reage-musica-viral-criada ia-gostam-nao-sao-amigos-2069502#.

Acesso em: 6 jun 2024.

FINCO, Nina. Gretchen: de rainha do rebolado a rainha dos memes.

Época. 17 de julho de 2017. Disponível em https://epoca.globo.com/

cultura/noticia/2017/07/gretchen-de-rainha-do-rebolado rainha-dos

memes.html. Acesso em: 6 jun 2024.

FISHER, William. Theories in Intellectual Property. Harvard, 2009.

Disponível em: https://cyber.harvard.edu/people/tfisher/iptheory.pdf.

Acesso em: 6 jun 2024.

FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito Autoral: Da Antiguidade à

Internet. São Paulo: Lumen Iuris, 2009.

Friedman, H. & Friedman, L. (1979). Endorser Effectiveness by Product

Type. Journal of Advertising Research, 19, pp.63-71.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São

Paulo: Atlas, 2016.

GOMES, Luiz Roldão de Freitas. Os Direitos da Personalidade e o Novo

Código Civi: Questões Suscitadas. Revista da EMERJ, v.5, n.19, 2002.

Disponível em https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/

edicoes/revista19/revista19_13.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

GOUVEIA, Bianca Rocha; ARAÚJO, Mariana de Oliveira; VÉRAS,

Aislan Brendo Marinho da Silva; NUNES, Angelo Manoel Vilar do

Nascimento.“Gretchen, mulher. A cantora!”: a fragilidade da fama

e a influência do meme como processo de comunicação. Revista

Temática. Ano XV, n. 3. Março/2019. Disponível em https://periodicos.

ufpb.br/index.php/tematica/article/view/44990/22313. Acesso em: 6

jun 2024.

Guidelines 02/2021 on virtual voice assistants. European Data

Protection Board. Version 2.0, 2021. Disponível em https://www.edpb.

europa.eu/system/files/2021- 07/edpb_guidelines_202102_on_vva_

v2.0_adopted_en.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Guidelines 2/2019 on the processing of personal data under Article

(1)(b) GDPR in the context of the provision of online services to

data subjects. European Data Protection Board. Version 2.0, 2019.

Disponível em https://www.edpb.europa.eu/sites/default/files/files/

f

ile1/edpb_guidelines art_6-1-b-adopted_after_public_consultation_

en.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Guidelines 3/2019 on processing of personal data through video

devices. European Data Protection Board. Version 2.0, 2020. Disponível

em https://www.edpb.europa.eu/sites/default/files/files/file1/edpb_

guidelines_201903_video_devic es_en_0.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

GUIMARÃES, Tatiane Bolsonaro. O Direito Autoral em Plataformas

de Streaming: efeitos, oportunidades e restrições à produção de

obras derivadas. Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. São

Paulo, 2023. Disponível em https://repositorio.fgv.br/server/api/core/

bitstreams/1e84638a-55a6-4b5b-add8- 29d6972d4cec/content. Acesso

em: 6 jun 2024.

HAAS, Guilherme. Dream Track | YouTube lança IA que cria música

imitando artistas. CanalTech, 11 nov 2023. Disponível em: https://

canaltech.com.br/inteligencia-artificial/dream track-youtube-lanca

ia-que-gera-musica-imitando-cantores-270261/. Acesso em: 6 jun 2024.

HAIKAL, Victor Auilo. Direito à Identidade na Sociedade da

Informação. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2019.

Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde

- 014702/publico/9048879_Dissertacao_Corrigida.pdf. Acesso

em: 6 jun 2024.

Hey Vittar Oficial + AI. Youtube, 17 nov 2023. Disponível em: https://m.

youtube.com/watch?v=xidCLoZeeeM. Acesso em: 6 jun 2024.

Help Center. Instagram. Disponível em https://help.instagram.

com/581066165581870/?helpref=uf_share. Acesso em: 6 jun 2024.

HENRIQUES, Antônio; MEDEIROS, João Bosco. Metodologia Científica

da Pesquisa Jurídica, 9ª edição. São Paulo: Atlas, 2017. E-book (401 p.).

ISBN 978-85-97-01175-3.

Integridade e autenticidade. Tiktok. Disponível em: https://

www.tiktok.com/community guidelines/pt-br/integrity

authenticity/?cgversion=2023#3. Acesso em: 6 jun 2024.

JASSERAND, Catherine. What is Speech/Voice from a data privacy

perspective? Insights from the GDPR. STeP Research Group, University

of Groningen, Faculty of Law. 2020. Disponível em https://www.spsc-sig.org/sites/default/files/2020-08/SPSC-Cafe-Jasserand-GDPR

pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

JORGE, Ana Margarida Ferreira Rato. A Cultura das Celebridades e

os Jovens: do consumo à participação. Faculdade de Ciências Sociais

e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2012. Disponível em

https://www.researchgate.net/publication/274380612_A_cultura_das_

celebridades_e_os_Jovens _do_consumo_a_participacao?enrich-.

PDFAcesso em: 6 jun 2024.

JUNES, Elaina K. M. Celebrity, music, and personal persona: A case

study of Taylor Swift. Minnesota State University. Cornerstone: A

Collection of Scholarly and Creative Works for

Minnesota State University, Mankato. 2023. Disponível em https://

cornerstone.lib.mnsu.edu/etds/1296/. Acesso em: 6 jun 2024.

KING, Rana. The Wonders of Voice through Voiceprint Technology.

Voice Over Herald, 19 mai 2015. Disponível em https://www.

voiceoverherald.com/the-wonders-of-voice-through voiceprint

technology/. Acesso em: 6 jun 2024.

KONDER, Carlos Nelson de Paula. O Alcance do Direito à Identidade

Pessoal no Direito Civil Brasileiro. Revista Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 1,

Disponível em https://konder.adv.br/wp content/uploads/2018/04/

Carlos-Nelson-Konder-O-alcance-do-direito-à-identidade-pessoal-no

direito-civil-brasileiro-Revista-Pensar.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Legitimate Interests. UK GDPR guidance and resources. Information

Commissioner’s Office. Disponível em https://ico.org.uk/for

organisations/uk-gdpr-guidance-and-resources/lawful basis/a-guide

to-lawful-basis/lawful-basis-for-processing/legitimate-interests/.

Acesso em: 6 jun 2024.

LEONARDI, Fernanda Stinchi Pascale. Tutela Civil da Voz. Faculdade

de Direito, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível

em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde 08072011-134359/

publico/FSPL_DISSERTACAO_INTEGRAL.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

LOSSO, Fábio Malina. Os Direitos Autorais no Mercado da Música.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde

-082901/publico/fabio_final.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

MADOW, Michael T. Private Ownership of Public Image: Popular

Culture and Publicity Rights. Disponível em https://www.google.com/

url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://1114611/files/

fulltext.QFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw2Er2AUgb3V4BJWqMcL8d9t.

Acesso em: 6 jun 2024.

MARSHALL, P. David. Celebrity and Power: Fame in Contemporary

Culture. University of Minnesota Press. Minneapolis,

London: 1997. Disponível em https://books.google.com.br/

books?id=OMzCDi292OwC&pg=PA79&hl=pt BR&source=gbs_

toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 6 jun 2024.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de

metodologia da pesquisa do direito. São Paulo: SaraivaJur, 2023.

E-book (85 p.). ISBN 978-65-536-2730-7.

NASCIMENTO, Fábio Calheiros do. O Direito à Identidade como

Direito da Personalidade. Faculdade de Direito da Universidade

de São Paulo, 2022. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/

disponiveis/2/2131/tde-04042023-161020/publico/9174345DIO.pdf.

Acesso em: 6 jun 2024.

NAVES, Bruno Torquato de Oliveira; SÁ, Maria de Fátima Freire de.

Honra e imagem do morto? Por uma crítica à tese de sobrevida dos

direitos da personalidade. Revista de Informação Legislativa. Brasília, a. 44, n. 175, 2007. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/

bitstream/handle/id/137580/Ril175%20-%20Bruno%20Torquato%20

e%20Maria%20de%20Sá.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=

A%20personalidade%20jurídica%20termina%20com,inclusive%20

os%20direitos%20da%20pe rsonalidade. Acesso em: 6 jun 2024.

NIESWANDT, Katharina. Authority and Interest in the Theory of Right.

Disponível em https://philarchive.org/archive/KATAAI-2. Acesso

em: 6 jun 2024.

Nossas regras: segurança, privacidade, autenticidade e muito mais. X.

Disponível em: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/x-rules.

Acesso em: 6 jun 2024.

O’NEIL, Ben. Resolvendo o “problema” do carona. Mises Brasil,

Disponível em https://mises.org.br/article/724/resolvendo-o

problema-do-carona. Acesso em: 6 jun 2024.

OLIVEIRA, Ana Beatriz M. C. Proteção e Tutela Legal do Intéprete Musical

no Âmbito da Lei de Direitos Autorais Brasileira. Faculdade de Direito,

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2023. Disponível

em https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56959/1/TCC%20-%2018.12.23%20-%2022.53_removed.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

ORTIZ, Renato. As Celebridades como Emblema Sociológico.

Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas.

Social, Antropol, v. 06.03. Rio de Janeiro, 2016.

PAREWYCK, Janvier; VAN DER SMIT, Sander. When is voice (a special

category of) personal data under GDPR?. 2021. Disponível em https://

www.linkedin.com/pulse/when-voice-special category-personal-data

under-gdpr-janvier-parewyck/. Acesso em: 6 jun 2024.

Pabllovittar. Tiktok, 26 nov 2023. Disponível em: https://www.tiktok.

com/@pabllovittar/video/7305768073875705093. Acesso em: 6 jun

PEREIRA, Márcio Ferreira Rodrigues. O Direito de Autor ou de

Empresário? Uma análise sobre o desvirtuamento e sobre algumas

alternativas ao direito autoral contemporâneo. Faculdade de

Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31463/1/

DISSERTAÇÃO%20Pereira%2c%20Márcio%2 0Ferreira%20Rodrigues.

pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

PEREZ, Priscila de Carvalho Ruiz. Paródia como Violação de Direito

Autoral. In: Revista da ABPI, v. 137, jul./ago. 2015. Disponível em http://

prisciladecarvalhoperez.jusbrasil.com.br/artigos/240522892/parodia

como-violacao-de direito-autoral. Acesso em: 6 jun 2024.

PEREZ. Luisa Maciel. A Arte que Transcende a Humanidade:

Implicações em Direito Autoral das Obras Criadas ou Assistidas

por Inteligência Artificial. Faculdade de Direito da Universidade

de Brasília. Brasília, 2023. Disponível em https://gedai.com.br/wp

content/uploads/2023/10/TCC-Luisa-M.-Perez-Lu-Perez.pdf. Acesso

em: 6 jun 2024.

PIMENTEL, Thais. Professor de BH usa imagens de memes da Gretchen

na correção de provas. G1 MG, 22 mai 2017. Disponível em: https://

g1.globo.com/minas-gerais/noticia/professor-de bh-usa-memes-da

gretchen-na-correcao-de-provas.ghtml. Acesso em: 6 jun 2024.

PIRES, Joyce Finato; BARBERI, Marco Antonio Lima. Paródia Artificial:

como os deepfakes têm aberto novos caminhos para se discutir direitos

autorais. Disponível em https://red idd.com/files/2021/2021GT03_006.

pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

Política de falsificação de identidade. Ajuda do YouTube. Disponível

em: https://support.google.com/youtube/answer/2801947?hl=pt

BR&ref_topic=9282365. Acesso em: 6 jun 2024.

Política de uso justo do X. Ajuda do X. Disponível em: https://help.

twitter.com/pt/rules-and policies/fair-use-policy. Acesso em: 6 jun

Política sobre mídia sintética e manipulada do X. Ajuda do X. Disponível

em: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/manipulated

media. Acesso em: 6 jun 2024.

Qual a relação entre domínio público e direito autoral?. ECAD, 6 jul

Disponível em: https://www4.ecad.org.br/blog/qual-a-relacao

entre-dominio-publico-e-direito-autoral/. Acesso em: 6 jun 2024.

RAHIMI, Todd J. The Power to Control Identity: Limiting a Celebrity’s

Right to Publicity. 35 Santa Clara L. Rev. 725 (1995). Disponível em

http://digitalcommons.law.scu.edu/lawreview/vol35/iss2/11. Acesso

em: 6 jun 2024.

RITTER, Emma. Your voice gave ypu away: the privacy risks of vioce

inferred information. Duke Law Journal, Duke University School of

Law, vol. 71:735. 2022. Disponível em https://scholarship.law.duke.edu/

cgi/viewcontent.cgi?article=4103&context=dlj. Acesso em: 6 jun 2024.

SÃO JOSÉ, Jéssica Monteiro de. Influência de Atributos de Marca

de Celebridade sobre o Desempenho do Músico. Faculdade de

Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas

Públicas, Universidade de Brasília. Disponível em: https://bdm.unb.

br/bitstream/10483/23791/1/2018_JessicaMonteiroDeSaoJose.pdf.

Acesso em: 6 jun 2024.

SCHIRRU, Luca. Direito Autoral e Inteligência Artificial: Autoria e

Titularidade nos produtos da IA. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em https://onda.org.br/

resources/2020_Luca%20SCHIRRU_Dout.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

SCHREIBER, Anderson. Direitos da Personalidade. 3aed. São Paulo:

Atlas. 2014. Disponível em https://www.academia.edu/41945686/

Anderson_Schreiber_Direitos_da_Personalidade. Acesso em: 6 jun

Sintética. Dicio, Dicionário Online de Português. Disponível

em: https://www.dicio.com.br/sintetica/#:~:text=Significado%20

de%20Sint%C3%A9tica,%2C%20

b%C3%A1sica%2C%20

lac%C3%B4nica%2C%20resumida. Acesso em: 6 jun 2024.

SNAPES, Laura. AI song featuring fake Drake and Weeknd vocals pulled

from streaming services. The Guardian, 18 abr 2023. Disponível em:

https://www.theguardian.com/music/2023/apr/18/ai-song-featuring

fake-drake-and-weeknd vocals-pulled-from-streaming-services.

Acesso em: 6 jun 2024.

Sobre conteúdo gerado por IA. Central de Ajuda do TikTok. Disponível

em: https://support.tiktok.com/pt_BR/using-tiktok/creating-videos/ai

generated-content. Acesso em: 6 jun 2024.

SOLER, Fernanda Galera. A Exploração Comercial dos Direitos

Conexos Do Ator: um estudo sobre a possibilidade de cessão destes

direitos na obra audiovisual. Faculdade de Direito da Universidade de

São Paulo, 2019. Disponível em https://onda.org.br/resources/2019_

Fernanda%20SOLER_Mest.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

SPLASH. Drake critica uso de sua voz em música criada por inteligência

artificial. Uol, 14 abr 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/

splash/noticias/2023/04/15/drake-critica-musica com-sua-voz-criada

por-deepfake-gota-dagua.htm. Acesso em: 6 jun 2024.

SZYMKOWIAK, Andrzej; KUBALA, Bartosz; ANTONIAK, Marcin A.

Music sales and artists popularity on social media. Research Gate.

Disponível em https://www.researchgate.net/publication/347441254_

Music_sales_and_artists_popularity_on_s ocial_media. Acesso em: 6

jun 2024.

TEFFÉ, Chiara Spadaccini de. Considerações sobre a Proteção

do Direito à Imagem na Internet. RIL Brasília, a. 54, nº 213, 2017.

Disponível em https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/54/213/ril_

v54_n213_p173.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

TENA, Lucimara Plaza; MORAIS, Fausto Santos; SIQUEIRA, Direceu

Pereira. Voz Reproduzida por IA Acelera Reflexões sobre a Necessidade

da Proteção da Personalidade em Ambiente Virtual. Revista Direito &

Desenvolvimento, vol. 13, nº 2, 2022. Disponível em https://periodicos.

unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/1481/799.

Acesso em: 6 jun 2024.

Termos da Plataforma da Meta. Disponível em: https://developers.

facebook.com/terms#intellectualpropertyrights. Acesso em: 6 jun

Termos de Serviço. TikTok. Disponível em: https://www.tiktok.com/

legal/page/row/terms-of service/pt-BR. Acesso em: 6 jun 2024.

Termos e condições de uso. Spotify. Disponível em: https://www.spotify.

com/br-pt/legal/end user-agreement/#4-direitos-de-propriedade

intelectual-e-de-conte. Acesso em: 6 jun 2024.

Termos e Condições dos Serviços de Mídia da Apple. Apple Legal.

Disponível em: https://www.apple.com/legal/internet-services/itunes/

br/terms.html. Acesso em: 6 jun 2024.

Terms and Conditions. Deezer. Disponível em: https://www.deezer.

com/legal/cgu#:~:text=Para%20aceder%20e%20utilizar%20o. Acesso

em: 6 jun 2024.

Terms of Service. YouTube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.

com/t/terms. Acesso em: 6 jun 2024.

Terms of Use. Spotify. Disponível em: https://soundcloud.com/terms

of-use. Acesso em: 6 jun 2024.

TORRES, Ton. O fenômeno dos memes. Ciência e Cultura. vol.68 no.3

São Paulo July/Sept. 2016. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/

scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009- 67252016000300018. Acesso

em: 6 jun 2024.

UNIÃO EUROPEIA. Regula- mento 2016/679 do Parlamento Europeu e

do Conselho, de 14 de abril de 2016. Regulamento Geral de Proteção de

Dados (GDPR). Disponível OJ L 119, 04.05.2016.

VARGAS, Caroline. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática.

São Paulo: Expressa, 2022. E-book (43 p.). ISBN 978-65-5362-082-7.

Viral AI-Generated Drake and The Weeknd Song Removed From

Streaming Following Universal Music Group Statement. Hypebeast.

Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/musica/parceria

entre-drake-e-the-weeknd-feita-por-ia-e removida-do-spotify/. Acesso

em: 6 jun 2024.

WALEN, Alec. A Theory of Rights. Research Gate, 2019. Disponível em

https://www.researchgate.net/publication/322537281

WENAR, Leif. Rights. Edward N. Zalta & Uri Nodelman (rev.). The

Stanford Encyclopedia of Philosophy, 2023. Disponível em https://

plato.stanford.edu/archives/spr2023/entries/rights/. Acesso em: 6 jun

YouTube Copyright & Fair Use Policies - How YouTube Works. Youtube.

Disponível em: https://www.youtube.com/howyoutubeworks/policies/

copyright/#overview. Acesso em: 6 jun 2024.

ZANETTI, Daniela. A cultura do compartilhamento e a reprodutibilidade

dos conteúdos. Ciberlegenda, 2011. Disponível em https://periodicos.

uff.br/ciberlegenda/article/view/36884/21458. Acesso em: 6 jun 2024.

Publicado

2025-11-02

Como Citar

Assali, L. (2025). Uso de vozes de terceiros na produção musical brasileira de mídias sintéticas: uma análise sobre suas tendências e viabilidades. Revista De Direito Mercantil, 189, 243-350. https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i1p%p