As medidas liminares no mercado de capitais

Autores

  • Daniel de Andrade Levy
  • Ana Luiza Arguello

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i164/165p%25p

Palavras-chave:

transações societárias, mercado de capitais, medidas liminares, suspensão de deliberações, medidas de urgência

Resumo

O objetivo do presente estudo é aprofundar um tema que permanece quase sempre dissimulado pelo dinamismo e pela confidencialidade que marcam com traços fortes o espaço em que se desenvolvem as transações societárias no mercado de capitais. A rapidez e o segredo que cercam as demandas empresariais, especialmente aquelas que concernem empresas com ações negociadas publicamente, impedem que alguns temas possam ser enfrentados com a acuidade necessária ao possível desenvolvimento de alguma jurisprudência, seja judicial, seja arbitral. 

É a partir dessa premissa que passamos a examinar o problema recorrente – mas raras vezes difundido – das medidas de urgência no direito empresarial, especialmente aquelas concernentes à suspensão de deliberações societárias.

Procuraremos examinar não apenas a doutrina nacional e comparada, mas também uma certa jurisprudência, ainda que grande parte dos debates fique limitado a sentenças arbitrais ou judiciais sob a guarida da confidencialidade. Quanto à jurisprudência, o TJSP reúne aproximadamente 60 acórdãos que tratam dos requisitos e das condições para a suspensão de reuniões societárias, especialmente de conselho de administração. Procuramos selecionar aquelas que trazem, obiter dictum em sua maioria, parâmetros explicitando as condições para a concessão de uma medida urgente de suspensão dos efeitos de uma reunião societária no direito empresarial brasileiro. 

Faremos, preliminarmente, uma análise geral do assunto, a fim de justificar a sua relevância nos dias atuais. Em seguida, considerando a ausência de regulação expressa sobre o assunto no direito brasileiro, imprescindível apontar os princípios que norteiam o tema, os quais, quando colocados em equilíbrio, apontam automaticamente os seus limites e desafios. É a partir desse olhar axiológico que abordamos, especificamente, o problema da suspensão liminar das deliberações societárias, antes de propor uma breve síntese sobre o tema, a qual não visa a esgotar todas as dúvidas, mas apenas a sugerir um ponto de partida possível para as discussões vindouras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZEVEDO, Luis André N. de Moura, e CASTRO, Rodrigo R. Monteiro de (coords.). Poder de Controle e Outros Temas de Direito Societário e Mercado de Capitais. São Paulo, Quartier Latin, 2010.

BARBI FILHO, Celso Agricola. "Efeitos da reforma do Código de Processo Civil na execução especifica do acordo de acionistas". RT 737. São Paulo, Ed. RI, março/ I 997.

CASTRO, Rodrigo R. Monteiro de, e AZEVEDO, Luis André N. de Moura (coords.). Poder de Controle e Outros Temas de Direito Societário e Mercado de Capitais. Sao Paulo, Quartier Latin, 2010.

COSTA, José Eduardo da Fonseca. "Antecipação de tutela: irreversibilidade, caução e responsabilidade objetiva". RePro 115/44-48. São Paulo, Ed. RI, maio/2004.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A Reforma do Código de Processo Civil. 9 ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2001.

EIZIRIK, Nelson. A Lei das S/A Comentada. vol. 3. São Paulo, Quartier Latin, 2011.

FONSECA, Priscila Maria Pereira Corrêa da. Suspensão das Deliberações Sociais. 21 ed. São Paulo, Saraiva, 1986.

FORGIONI, Paula A., e GRAU, Eros. O Estado, a Empresa e o Contrato. São Paulo, Malheiros Editores, 2005.

LEBLOND, Jean. "De la possibilité pour le juge des référés d'autoriser l'administrateur provisoire d'une sucession a assister et à voter dans les assemblées-générales". Revue Trimestrielle de Droit Comercial 2. 1949.

NUNES, Marcelo Guedes. "Intervenção judicial liminar na administração de sociedades". In: AZEVEDO, Luis André N. de Moura, e CASTRO, Rodrigo R. Monteiro de (coords.). Poder de Controle e Outros Temas de Direito Societário e Mercado de Capitais. Sao Paulo, Quartier Latin, 2010.

PLETI, Ricardo Padovini. "A tutela cautelar de intervenção em sociedade anônima". RD M 155-156/166-185. São Paulo, Malheiros Editores, agosto-dezembro/2010.

SILVA, Joao Paulo Hecker da. Tutela de Urgência e Tutela da Evidencia nos Processos Societários. Tese. São Paulo, USP/Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco, 2012.

THEODORO JR., Humberto. Tutela Jurisdicional de Urgência—Medidas Cautelares e Antecipatórias. Rio de Janeiro, América Jurídica, 2001.

XAVIER, Vasco da Gama Lobo. O Conteúdo da Providência de Suspensão de Deliberações Sociais. Coimbra, LAEL, 1978.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Levy, D. ., & Arguello, A. L. . (2013). As medidas liminares no mercado de capitais. Revista De Direito Mercantil, 164/165, 85-100. https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.i164/165p%p