Os empresários do setor aéreo e os contratos de arrendamento de aeronaves na Lei de Recuperação de Empresas e Falências (Lei 11.101/2005, art. 199)

Autores

  • Marcelo Vieira Von Adamek

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%25p

Palavras-chave:

contrato de arrendamento, setor aéreo, processos de concordata, recuperação judicial, locação de aeronaves

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os principais impactos da Lei de Recuperação de Empresas e Falência/LRF, a Lei 11.101, de 9.2.2005, sobre as empresas exploradoras de serviços aéreos e de infra-estrutura aeronáutica e sobre os contratos de arrendamento (locação, arrendamento mercantil e qualquer outra forma de arrendamento) de aeronaves e suas partes. O que se pretende — através da análise dos processos concursais e paraconcursais aos quais se submetem os empresários do setor aéreo (item 2) e do estudo do regime jurídico dos contratos de arrendamento de aeronaves (item 3) — é, em suma, verificar se, realmente, o legislador avançou consideravelmente na regulamentação da crise das empresas aéreas, dando-lhes condições mais justas e factíveis de reerguimento, ou, ao contrario, se persiste em nosso Direito a visão curta e restritiva introduzida pelo Decreto-lei 669, de 3.7.1969, e repetida no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 19.12.1986).

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Vieira Von Adamek, M. (2009). Os empresários do setor aéreo e os contratos de arrendamento de aeronaves na Lei de Recuperação de Empresas e Falências (Lei 11.101/2005, art. 199). Revista De Direito Mercantil, 187-203. https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%p