Os princípios peculiares do Direito Comercial e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos empresariais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.0102-8049.ip%25pPalavras-chave:
Princípios do direito comercial, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil de 2002, Parte Hipossuficiente, Empresa como consumidorResumo
0 presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar e responder a algumas questües envolvendo o direito comercial, particularmente as relacionadas unificação do Código Comercial com o Código Civil. Outro ponto fundamental refere-se a uma análise das conseqüências que o Código de Defesa do Consumidor, elaborado em 1990, trouxe as relaçaes mercantis. Com o intuito de discutir o tema proposto, foi feita uma pesquisa em torno da jurisprudência brasileira. Essa pesquisa restringiu-se basicamente a um intervalo de um século (inicio do século XX até os nossos dias), e em relação ao cunho espacial da mesma faz-se mister salientar que ela englobou unicamente o território nacional, tentado abarcar, da melhor maneira possível, o maior número de Estados da União. Contudo, pode-se notar que, em sua maioria, os acórdãos pertencentes ao trabalho são oriundos do Estado de Sao Paulo, encontrados na Revista dos Tribunais, devido à maior demanda comercial que este Estado apresentou ao longo desse período da história do pais. Por fim, vale destacar que a pesquisa foi de grande abrangência, porém só os acórdãos mais representativos e interessantes ao tema foram usados no trabalho. Assim, pode-se dizer que o presente trabalho caracteriza-se por ser uma obra de análise baseada em pesquisa qualitativa e minuciosa, e não quantitativa. Quanto à organização desta peça, relevante ressaltar que foram selecionados os trechos mais importantes das decisões colacionadas para integrar a parte principal do trabalho, sendo numeradas ao final. Essa numeração destina-se a facilitar a leitura, constando ao final do trabalho a indicação das peças a que ela se refere. O último ponto a ser ressaltado nesta breve apresentação consiste em dizer que o trabalho não foi feito de forma estanque, ou seja, as diversas questões que serão levantadas em nossa "Introdução" foram sendo respondidas ao decorrer da obra, respeitando uma linha lógica e visando facilitação da compreensão do tema.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Antônio Junqueira de. "0 Direito pós-moderno e a codificação". Revista da Faculdade de Direito 1999. Sao Paulo, USP.
BENJAMIM, Antônio Herman de Vasconcellos, MARQUES, Cláudia Lima, e MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. 2° ed. São Paulo, Ed. RT.
BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do Consumidor. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990.
CAMPILONGO, Celso Fernandes. Politico, Direito e Decisdo Judicial: uma Redescrigab a Partir da Teoria dos Sistemas. São Paulo, Tese de Concurso, 2000.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida — Uma Nova Compreensão Cientifica dos Sistemas Vivos. Sao Paulo, Cultrix.
CARVALHO DE MENDONÇA, José Xavier. Tratado de Direito Comercial Brasileiro. vol. I.
COMPARATO, Fábio Konder. "A proteção do consumidor: importante capitulo do direito econômico". RDM 15-16/90-91.
CUNHA, Daniela Moura Ferreira. "Bona fides". Disponível em http://jus2.uol.com. br/doutrina/texto.asp?id=7674.
FLESCH, Esther Miriam, e WATANABE, Kazuo. "0 impacto do novo Código Civil brasileiro na atividade empresarial". Comentário Jurídico — Revista Brasil-Alemanha janeiro-fevereiro/2003 (Disponível em httplIwww.ahkbrasil.com/comentariosjuridicos/ 2003/jurjev03.pdf).
FORGIONI, Paula Andrea. "A interpretação dos negócios empresariais no novo Código Civil brasileiro". RDM 130/7-38, São Paulo, Malheiros Editores, 2003. , e GRAU, Eros Roberto. O Estado, a Empresa e o Contrato. Sao Paulo, Malheiros Editores, 2005.
GRAU, Eros Roberto, e FORGIONI, Paula Andrea. 0 Estado, a Empresa e o Contrato. São Paulo, Malheiros Editores, 2005.
GRINOVER, Ada Pellegrini, e outros. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 7' ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2001.
LIMA LOPES, José Reinaldo de. "Raciocínio jurídico e Economia". Revista de Direito Público da Economia 2-8/137-170. Belo Horizonte/MG, 2004. . "Responsabilidade Civil do Fabricante e a Defesa do Consumidor". in GRINOVER, Ada Pellegrini, e outros. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 21 ed. São Paulo, Ed. RT, 2000).
LUCCA, Newton de. Direito do Consumidor — Aspectos Práticos — Perguntas Respostas. vol. 10. Sao Paulo, Ed. RT, 1995.
MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o Novo Regime das Relações Contratuais. 9 ed. Sao Paulo, Ed. RT, 2006.
MARQUES, Claudia Lima, BENJAMIM, Antônio Herman de Vasconcellos, e MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. 22 ed. São Paulo, Ed. RT.
MORISHITA, Ricardo. Disponivel em http:// www.mj.gov.br/noticias/2005/marco/r1s- 110305consumidorhtm.
SALLES, Carlos Alberto de. "0 direito do consumidor e suas influências sobre mecanismos de regulação de mercado". Revista do Direito do Consumidor 17. São Paulo, Ed. RT, 1996.
SILVA, Fernando Borges. "0 Código de Defesa do Consumidor: um microssistema normativo eficiente?". Disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrinaltexto. asp?id=7564.
TADDEI, Marcelo Gazzi. "0 direito comercial e o novo Código Civil brasileiro". Disponível em http://jus2.uo1.com.br/doutrinal texto.asp?id=3004.
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: Teoria Geral das Obrigações e Teoria Geral dos Contratos. 7 ed. São Paulo, Atlas, 2007.
WALD, Amoldo. "0 direito do consumidor e suas repercussões em relação as instituições financeiras". RT 666/14. São Paulo, Ed. RT, abril/1991. . Obrigações e Contratos. 9 ed. São Paulo, 1971.
WATANABE, Kazuo, e FLESCH, Esther Miriam. "0 impacto do novo Código Civil brasileiro na atividade empresarial". Comentário Jurídico — Revista Brasil-Alemanha janeiro-fevereiro/2003 (Disponível em http://www.ahkbrasit com/comentarios juridicos/2003/jur Jev03.pdj). XAVIER, Ronaldo Caldeira. Português no Direito. 10" ed. Rio de Janeiro, Forense, 1992.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Alexandre Stagni, André Coutinho Nogueira , Caio Cabeleira, Elber Christian Ouchana, Guilherme Amado Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.