Alfabetização e letramento: construindo saberes essenciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p51-71Palavras-chave:
Alfabetização e letramento, escola pública, ensino e aprendizagem, métodos, políticas públicasResumo
Este trabalho tem como objetivo verificar os entraves que inviabilizaram, ao longo da história educacional brasileira, o acesso de crianças pertencentes às classes populares na rede pública de ensino, e verificar, também, a importância da escola como instância sócio-cultural. Procura percorrer uma trilha de investigação teórica sobre essa agência denominada escola e, para isso, fundamenta-se nos pressupostos de Ferreiro, Silva e Branco, dentre outros autores. Os resultados desta pesquisa apontam que, no contexto escolar, instalam-se possibilidades reais de consecução das metas previstas para o processo de ensino e aprendizagem; e - mais especificamente -, para a efetivação construção e apropriação da língua, ato de ler e escrever, em um ambiente em que as salas de aulas podem se configurar, dependendo dos que nela atuam, em pontos de partida para a construção de conhecimentos significativos.Downloads
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Publicado
2008-08-01
Edição
Seção
Alfabetização de Crianças
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Bernardes, A. C., Maia, M. A. G., Dias, V. L. C., & Silva, A. E. P. (2008). Alfabetização e letramento: construindo saberes essenciais . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 51-71. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p51-71