O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i2p85-92Palavras-chave:
alfabetização, construtivismo, educação, Brasil, Emilia Ferreiro, história da alfabetizaçãoResumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização no Brasil, analisam-se aspectos do pensamento da pesquisadora Emilia Ferreiro (1937 - ) sobre alfabetização, com ênfase em suas concepções a respeito do processo de construção do conhecimento da língua escrita, por parte de crianças, que resultam de sua pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Psicolingüística de Noam Chomsky, e que tiveram significativa repercussão em nosso país, a partir de meados dos anos de 1980. O tema é abordado de uma perspectiva histórica, por meio da utilização de procedimentos de localização, reunião e ordenação da bibliografia disponível de e sobre Emilia Ferreiro e da análise da configuração textual do livro Psicogênese da língua escritaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização . (2007). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(2), 85-92. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i2p85-92