Alfabetizando e letrando... o despertar e a tessitura de conhecimentos nos caminhos trilhados

Auteurs

  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p107-120

Mots-clés :

alfabetização, escrita, leitura, letramento

Résumé

O mundo está impregnado das mais variadas formas de linguagem, mas a linguagem oral e a escrita, meios privilegiados que usamos para nos comunicarmos, representam uma diferenciação importante em relação aos outros seres vivos. Só os seres humanos se comunicam por meio delas. Apesar das grandes diferenças sócio-culturais em sua utilização, os indivíduos delas se apropriam para interagir com o mundo e seus semelhantes. No entanto, para que a prática da leitura faça sentido, vamos lendo o mundo, como nos ensinou o mestre Paulo Freire. Aprendendo a ler, lendo. Aprendendo a escrever, escrevendo. Compreendendo e se apropriando do que é lido. Este trabalho retrata a experiência do aprender a ler e escrever com sentido para si e para o coletivo e permite uma reflexão sobre a construção e a apropriação do ensinar e aprender tendo em vista os saberes escolares (e não escolares) que se constituem nas/pelas experiências de alfabetização e letramento a partir de diferentes estratégias de leitura com crianças, jovens e adultos

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2008-02-01

Numéro

Rubrique

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Comment citer

Fernandes, A. da P. (2008). Alfabetizando e letrando... o despertar e a tessitura de conhecimentos nos caminhos trilhados . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 107-120. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p107-120