O telecurso brasileiro em Timor-Leste: comunicação sociocultural e educativa na educação a distância

Autores

  • Maria Inês Amarante PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p72-98

Palavras-chave:

Educação a distância, Timor-Leste, ensino não-formal, comunicação, cultura

Resumo

Este trabalho trata da introdução do Telecurso brasileiro em Timor-Leste, trazendo aspectos significativos da realidade sociocultural e educativa daquele país. Procura-se evidenciar a relação existente entre os meios de comunicação e a educação e apresentar os resultados alcançados através do ensino à distância pelo vídeo, no âmbito da educação não-formal para jovens e adultos timorenses que buscam prosseguir seus estudos pré-secundários e secundários. Embora no Brasil sejam correntes as experiências que associam tecnologias audiovisuais e educação, a realidade timorense é diferente, pois há predomínio da tradição oral e ainda não existe uma cultura massificada. Assim, é interessante observar como transcorreram as experiências interligando conteúdo didático e leitura de imagens. Tenta-se compreender quais são as dificuldades para a introdução de métodos importados em Língua Portuguesa para uma realidade cultural e lingüística diferente, o que tem levado especialistas a rever seus conteúdos. A partir da adaptação do roteiro de uma teleaula de Geografia, evidencia-se a necessidade de adequar materiais didáticos para o contexto local, bem como a perspectiva de uso do rádio no desenvolvimento do ensino a distância.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

Amarante, M. I. (2008). O telecurso brasileiro em Timor-Leste: comunicação sociocultural e educativa na educação a distância . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 72-98. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p72-98