Tocando de ouvido: os ecos do construtivismo na alfabetização pela realização de um projeto desenvolvido com alfabetizadores

Autores

  • Paulo Gurgel Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Educação; Laboratório de Epistemologia Genética
  • Iracema de Jesus Escola Municipal Barbosa Romeu
  • Ivana de Deus Nogueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p21-47

Palavras-chave:

Alfabetização, formação de professores, conhecimentos universitários, pesquisa, extensão

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de extensão passível de ser adaptada a programas de formação de professoras alfabetizadoras. Associado ao nosso trabalho como membros integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética da UFBa, este programa foi construído utilizando como fonte de dados um estudo de caso que teve como seu objeto os discursos de cinco professoras de escolas da rede municipal de educação da cidade de Salvador. Procedendo a uma análise de conteúdos destes discursos tomando como referência os conceitos de saberes docentes e conhecimentos universitários (TARDIF, 2002), propomos um elenco de temas que consideramos necessários compor o repertório mínimo de saberes universitários necessários ao ensino de práticas de alfabetização cientificamente referenciadas.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Gurgel, P., Jesus, I. de, & Nogueira, I. de D. (2010). Tocando de ouvido: os ecos do construtivismo na alfabetização pela realização de um projeto desenvolvido com alfabetizadores . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(8), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p21-47