A relação entre escolaridade e uso do computador: aspectos quantitativos de um estudo de caso junto a adultos pouco escolarizados na cidade de São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p7-24Palavras-chave:
escolarização, cibercultura, alfabetização, educação de jovens e adultos, formação de alfabetizadores.Resumo
Este artigo trata da relação entre escolaridade e uso do computador. A partir de pesquisa exploratória, com características quantitativas e qualitativas, junto a dois grupos de participantes: G1, constituído por alunos de EJA da cidade de São Paulo, e G2, formado por alunos em situação de supraescolarização no Quebec, obtivemos elementos sobre a temática em questão. Foram aplicados questionários para a caracterização dos sujeitos envolvidos com o objetivo de relacionar a variável escolaridade e o uso do computador. Realizamos intervenções com observação ativa e entrevistas informais junto a G1. A análise dos dados quantitativos coletados indica que a maioria dos alunos de EJA não se sente à vontade ao falar sobre a cibercultura. Apesar de interessados no assunto, declaravam-se envergonhados por ainda não estarem inseridos neste novo cenário. Constatou-se que os participantes do G2 mostram-se familiarizados com o uso do computador para diversos fins, inclusive o da aprendizagem. Conclui-se que o nível de escolaridade interfere diretamente na utilização do computador, tanto na frequência como na forma, uma vez que quanto maior o grau de escolaridade, maior é a confiança na utilização das ferramentas e aplicativos do computador e ainda que tal temática está no cerne do debate acerca da alfabetização de jovens e adultos e da formação de professores desta modalidade de ensino.
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