O gênero da fotografia: da intersubjetividade à intercorporalidade na obra de Alair Gomes

Autores

  • Ivaldo Gonçalves de Lima Professor doutor do programa de pós-graduação em Ordenamento Territorial e Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3072

Palavras-chave:

Fotografia, Alair Gomes, Ipanema, intercorporalidade, homoerotismo

Resumo

Neste ensaio, aborda-se a fotografia de Alair Gomes, num recorte específico de sua produção artística dos anos 1960 e 1970, sobre o bairro carioca de Ipanema. Nossa questão central gira em torno da pulsão homoerótica que orienta as imagens dessa produção. Advogamos que a tríade sujeito/arte/espaço baliza uma interpretação segura dos significados e sentidos dessa fotografia. Acatamos a ideia de que o entorno socioespacial de Ipanema recriado pela arte de Alair expressa o deslocamento de uma intersubjetividade para uma intercorporalidade. Como produto mais acabado da referida tríade, resulta um mundo comum do artista, no qual o Outro, o Homo eroticus é parte intrínseca.

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Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O gênero da fotografia: da intersubjetividade à intercorporalidade na obra de Alair Gomes. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3072