Sobre a Revista
Foco e Escopo
O objetivo da revista é incentivar e estabelecer discussões acadêmicas/científicas e divulgar ideias e/ou pesquisas, constituindo uma plataforma em estudos brasileiros. Tal objetivo revela significativa importância, em razão do desenvolvimento dos estudos brasileiros como nova área do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, se o Brasil avançou de maneira importante nos últimos anos, revelando-se como uma das grandes economias do mundo no momento, naturalmente o país assume na atualidade maior visibilidade no cenário internacional. Justamente diante do papel político-econômico atual do Brasil no contexto global, desperta especial interesse o estudo interdisciplinar da realidade deste país. Consequentemente, crescem as iniciativas de colaboração em investigações acadêmicas conjuntas entre distintas universidades, assim como os programas acadêmicos destinados de forma específica aos “estudos brasileiros”, a exemplo do “Master en Estudios Brasileños” oferecido pela Universidade de Salamanca, em conjunto com a Universidade de São Paulo. Nesse contexto de intercâmbio de ideias entre comunidades acadêmicas de “brasilianistas” dentro e fora do Brasil, a Revista de Estudos Brasileiros propõe-se a assumir espaço ativo e dinâmico.
Definida a linha editorial da REB, seus destinatários diretos são os acadêmicos que se ocupam de estudar o Brasil, além de usuários que, por sua atividade profissional, possam ter algum interesse específico pela realidade brasileira.
Processo de avaliação por pares
Os artigos enviados à REB serão analisados por dois avaliadores externos anônimos, para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, atendendo ao sistema de double-blind peer review. Independentemente de tal sistema, o Comitê de Direção da REB publicará textos correspondentes a entrevistas, resenhas e notícias acadêmicas, nas seções respectivas.
A avaliação dos trabalhos enviados à REB é responsabilidade do Comitê de Direção, que resolverá sobre a publicação em um prazo máximo de dois meses, contados a partir da respectiva recepção.
Política editorial das seções:
1. Editorial: indexado
2. Dossiê: submissão aberta; trabalhos indexados e aprovados conforme o sistema double-blind peer review.
3. Seção Geral: submissão aberta; trabalhos indexados e aprovados conforme o sistema double-blind peer review.
4. Entrevista: indexada.
5. Resenha: submissão aberta e trabalho indexado.
6. Notícias: indexadas
Periodicidade
Semestral.
Guia de Boas Práticas
Consulta aqui a informação completa sobre a Guia de Bonas Práticas da REB. A informação completa também está disponível em arquivo PDF em espanhol, inglês e português.
Política editorial sobre o uso de IA
- Introdução
A presente política estabelece as diretrizes para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na criação, avaliação e publicação de artigos científicos nesta revista. O seu objetivo é garantir a transparência, integridade e originalidade na pesquisa acadêmica, assim como o respeito à propriedade intelectual. A revista se reserva o direito de solicitar informação adicional sobre o uso de IA, assim como recusar manuscritos que não cumpram com as diretrizes estabelecidas.
- Uso de IA na redação e análise de conteúdo
Os autores devem declarar explicitamente no manuscrito o uso e/ou emprego realizado de ferramentas de IA para a redação, edição, tradução ou análise de dados, sempre que se tenha utilizado as referidas ferramentas no trabalho.
Nos casos de uso e/ou emprego de modelos de IA generativa para a elaboração de texto ou gráficos, os autores devem indicar a ferramenta utilizada e a extensão do seu uso na seção de agradecimentos o metodologia.
Os autores devem citar a ferramenta de IA utilizada na seção de referências. Ejemplo:
OpenAI. (2024). ChatGPT GPT-4o [Large language model]. OpenAI. https://chat.openai.com/chat
- Responsabilidade e autoria
A IA não pode ser reconhecida como autora de um artigo. A responsabilidade sobre o conteúdo, interpretação e conclusões incide exclusivamente sobre os autores humanos.
Deve ser garantido no trabalho que o uso de IA não comprometa a originalidade do trabalho, evitando plagio ou a produção de conteúdo distorcido, impreciso ou incorreto.
Uso de IA na avaliação por pares
Os revisores podem utilizar ferramentas de IA para apoiar a análise de manuscritos, mas não para emitir pareceres sobre o aceite ou recusa de um artigo.
Em caso de uso, os revisores devem informar aos editores sobre a ferramenta empregada e sua aplicação no processo de avaliação.
- Uso de IA por parte da equipe editorial
A equipe editorial pode se apoiar na IA para tarefas administrativas e de edição, como a formatação de originais e detecção de plágio, garantindo sempre a supervisão humana para manter a coerência e qualidade da publicação.
- Considerações éticas
O uso de IA deve alinhar-se com os princípios de ética na pesquisa, garantindo a privacidade, a exatidão dos dados e o respeito à propriedade intelectual.
Em nenhum caso, será permitido o uso de IA para a fabricação, falsificação ou manipulação de dados científicos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
Universidade de Salamanca (USAL) – Centro de Estudos Brasileiros
Universidade de São Paulo (USP)
Histórico do periódico
A Revista de Estudos Brasileiros (REB), editada pelas Universidades de Salamanca e de São Paulo, oferece-se como um canal de expressão acadêmico dinâmico e aberto aos que se interessem por tudo o que configura a identidade do Brasil, nos âmbitos de Humanidades e de Ciências Sociais e Jurídicas. O objetivo da revista é incentivar e estabelecer discussões acadêmicas/científicas e divulgar ideias e/ou pesquisas, constituindo uma plataforma em estudos brasileiros.
Trata-se de uma Revista de periodicidade semestral, abrangendo duas áreas fundamentais: Ciências Humanas e Ciências Sociais e Jurídicas.
Em cada número, além do editorial e de uma seção geral, formada por artigos aprovados a partir do sistema de double-blind peer review que tratem de temas relacionados à linha editorial tais como literatura, cultura, sociologia, economia, antropologia, história, direito, política, geografia, etc. (estimam-se entre 4 e 6 trabalhos), haverá uma entrevista com um personagem relevante da intelectualidade brasileira ou do brasilianismo internacional e um dossiê que trate de um tema em profundidade, com artigos que o analisem (3 a 5 artigos). Também serão incluídas uma seção de resenha de livros sobre os temas abordados pela revista e uma seção de notícias, destinada a divulgar a atividade acadêmica e de pesquisa das universidades.