O investimento exterior direto da Espanha no Brasil 1996 – 2015

Autores

  • José Luis Alonso Santos Professor titular do Departamento de Geografia da USAL.
  • Auro Aparecido Mendes Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil).
  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2558

Palavras-chave:

Investimento estrangeiro, capital internacional, multinacional, empresa transnacional.

Resumo

O capítulo mais relevante entre as relações econômicas entre a Espanha e o Brasil é o investimento. O texto analisa sua evolução, principalmente a partir do início dos anos 2000, que marca um novo momento de contração e crescimento das relações económicas e políticas. Desde os anos noventa, o capital espanhol encontra no Brasil um mercado estratégico no processo de internacionalização de suas empresas. O intenso investimento espanhol nos últimos anos do século passado, muito polarizado entre os serviços públicos que se liberalizaram e privatizaram, a partir de 2000, passará a ser um processo de investimento com um volume menor, mas com maior diversidade das atividades desenvolvidas pelas empresas. Atualmente, as grandes empresas do Ibex da Espanha estão bem acompanhadas no Brasil por um importante número de pequenas e médias empresas que acreditam no país e que chegaram para ficar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O investimento exterior direto da Espanha no Brasil 1996 – 2015. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(6). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2558