Beatriz Paredes: presença mexicana no Brasil

Autores

  • Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari Diretor e professor titular de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3076

Palavras-chave:

Beatriz Paredes, relações Brasil e México, América Latina, crise da democracia, Cátedra José Bonifácio.

Resumo

Em 23 de maio de 2017, na Cidade Universitária de São Paulo, a socióloga, política e diplomata mexicana Beatriz Paredes concedeu entrevista para a Revista de Estudios Brasileños. Conduzida pelo professor Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, a entrevista possibilitou àquela notável líder social e política discorrer sobre uma gama variada de assuntos, o que fez com muita propriedade.

Embaixadora de seu país no Brasil até recentemente, Beatriz Paredes foi convidada pela USP para dirigir, durante todo o ano de 2017, as atividades da Cátedra José Bonifácio, que é dedicada a estudos ibero-americanos e na qual sucedeu, como catedrática, ao estadista espanhol Felipe González. Na entrevista, ela aborda seu trabalho na universidade, que está centrado na coordenação de grupo de pesquisa dedicado à investigação da história e da situação atual dos povos originários da América Latina.

Mas, indo além do universo acadêmico, Beatriz Paredes responde a perguntas sobre a realidade política da América Latina, sobre o México, o Brasil e o atual estágio das relações entre esses dois países, bem como sobre o relacionamento entre a América Latina e a Península Ibérica.

O vídeo da entrevista está disponível neste link.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Beatriz Paredes: presença mexicana no Brasil. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3076