Comunidades locais e povos indígenas

Autores

  • Marta Tostes Vieira Pontificia Universidad Católica del Perú

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2019611217219

Palavras-chave:

Conservación, aprovechamiento sostenible, bosques amazónicos, sistematización, buenas prácticas

Resumo

No âmbito do projeto Integración de las áreas protegidas del Bioma Amazónico (IAPA), desenvolvido pela iniciativa Visión Amazónica e financiado pela União Europeia, estuda-se o papel dos conhecimentos ancestrais dos povos indígenas e das práticas das comunidades locais para a conservação das áreas protegidas nas florestas amazônicas. Considera-se cinco paisagens ao Norte e cinco ao Sul para analisar os aspectos ecológicos, sociais e culturais, que permitem entender a conformação e limitações das redes de colaboração para a governança local, que facilitem o desenvolvimento de atividades sustentáveis, e que, ao mesmo tempo, contribuam para a conservação das áreas protegidas analisadas. Igualmente, apresentamos exemplos sobre pautas concretas para manter a governança territorial e evitar o aproveitamento intensivo que põe em risco populações de flora e fauna e a preservação cultural. Esta sistematização de experiências permite o intercâmbio de boas práticas e compartilha lições aprendidas a serem consideradas para promover o desenvolvimento sustentável no âmbito da biodiversidade amazônica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Tostes Vieira, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Profesora principal del Departamento académico de Ciencias de la Gestión de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP)

Publicado

2019-02-05

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

Comunidades locais e povos indígenas. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(11), 217-219. https://doi.org/10.14201/reb2019611217219