Patrimônio cultural afro-brasileiro: mapeando questões nas Artes Visuais

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2019612205218

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, afrobrasileiro, artes visuais, diversidade cultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear questões que envolvem o reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro referente às Artes Visuais. O campo de pesquisa que conecta África, Brasil e o patrimônio cultural é impreciso e aberto a múltiplas abordagens. Por meio de uma pesquisa cartográfi ca, indica os fundamentos históricos que atravessam a densa, e tensa, discussão em torno da categoria arte afro-brasileira e o reconhecimento desse patrimônio artístico no século XX. Identifi ca o patrimônio afro-brasileiro como um conjunto de práticas diversas, produzidas por afrodescendentes ou não, que problematizam ética e esteticamente as matrizes culturais africanas e ou a condição social de afrodescendentes. Conclui que esse patrimônio tem sofrido um processo de constrangimento, que se perpetua em anacrônicas práticas discriminatórias, em função do projeto de branqueamento da nação brasileira. O patrimônio cultural afro-brasileiro começa e termina nas pessoas e suas práticas, nos repertórios das comunidades de hoje e de ontem, que o recriam aqui e agora.

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Publicado

2019-05-16

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Patrimônio cultural afro-brasileiro: mapeando questões nas Artes Visuais. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(12), 205-218. https://doi.org/10.14201/reb2019612205218