Interpretação patrimonial: necessidade de diálogo entre educação e cidadania no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14201/reb20207171933Palavras-chave:
Patrimônio cultural, interpretação patrimonial, educação, cidadania, POEAOResumo
O presente artigo aborda o diálogo entre interpretação e preservação patrimonial, educação e cidadania. Partindo de um breve percurso histórico, buscamos conceituar interpretação patrimonial, seus princípios, fundamentos, objetivos e agentes envolvidos, assim como apresentar as etapas metodológicas de um plano de realização da interpretação de obras, sejam de natureza pictórica, escultórica ou arquitetônica, reconhecendo os elementos específicos e próprios de cada qual. Buscamos demonstrar, por meio da teoria e da observação do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), como as práticas de interpretação e educação patrimonial são relevantes para a preservação da memória e do patrimônio cultural, estimulando a participação da comunidade, num processo de fortalecimento da cidadania, seguindo a estratégia sequencial de Tilden (1957): interpretação–compreensão–apreciação – proteção.
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