Estudos Sociais da Ciência no Brasil: o que podem ser e do que tratam
DOI:
https://doi.org/10.14201/reb202310217983Palavras-chave:
Brasil, Sociologia, CiênciasResumo
O texto busca apresentar os trabalhos publicados no dossiê “Estudos Sociais das Ciências no Brasil”, a partir da seguinte perspectiva: as indagações em torno do tema das ciências e das tecnologias levam a questões diversas e a análises localizadas, denotando o contínuo interesse por essa área de estudos no Brasil.
Downloads
Referências
Bloor, D. (2009). Conhecimento e imaginário social. São Paulo: Editora da Unesp.
Fleck, L. (2010). Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum.
Haraway, D. (1995). Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, nº 5, 7-41.
Kuhn, T. 81998). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva.
Latour, B. (2000). Ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora da UNESP.
Le Goff, J. (2003). História e memória. São Paulo: Editora Unicamp.
Manheim, K. (1986). A Sociologia do Conhecimento. In Ideologia e utopia (pp. 286 - 330). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
Merton, R. (2013). Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Editora 34.
Shapin, S., & Schaffer, S. (2005). El Leviathan y la bomba de vácio. Hobbes, Boyle y la vida experimental. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes Editorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Elian dos Santos, Márcia Regina Barros da Silva, Luiz Otávio Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.