Iniciando uma vida de laboratório: um estudo sobre a produção do corpo de uma cientista brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20231021103116

Palavras-chave:

corpo afetado, Formação de cientistas, Teoria Ator-Rede

Resumo

Neste texto, apresentamos uma etnografia desenvolvida nos primeiros dias de uma cientista em formação em um laboratório de pesquisas científicas na área de Ciências Biológicas. As orientações teórico-conceituais e metodológicas estão fundamentadas na Teoria Ator-Rede (TAR) e nos estudos de Bruno Latour. Adotamos a perspectiva de aprendizagem a partir do que esse autor propõe sobre “o corpo afetado” tendo em vista concebê-la enquanto condições de se associar com o meio e de responder a ele de forma mais articulada pelas diferenças de mundo que o provocam. A coleta de dados para este texto se baseou na observação participante com registros fotográficos e anotações em caderno de campo. As análises indicaram que, nos procedimentos referentes à atividade científica de produção de lâminas histológicas, são instauradas redes de associações entre humanos e objetos gerando efeitos que afetaram o corpo da jovem aprendiz de cientista. Nas associações construídas ao longo dos experimentos, a cientista em formação teve que: estabelecer vínculos, agir em incertezas, familiarizar-se com objetos, manipular máquinas, contornar problemas e, até mesmo, utilizar-se de recursos não ortodoxos de pesquisa. Ao final, este estudo indica que é com essas associações que a cientista iniciante produz o seu próprio conhecimento científico e a si mesma. Nas considerações finais, indicam-se algumas implicações do que aqui é apresentado para a área de educação e formação de cientistas.

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Biografia do Autor

  • Samuel Itxai Silva Lobo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

  • Gabriel Menezes Viana, Universidade Federal de São João del-Rei

    Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, Brasil).

  • Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

Iniciando uma vida de laboratório: um estudo sobre a produção do corpo de uma cientista brasileira. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 10(21), 103-116. https://doi.org/10.14201/reb20231021103116