Curso de gerontologia nos currículos de graduação em enfermagem

Autores

  • Samira AlSenany King Abdulaziz University; Faculty of Nursing; Department of Public Heath
  • Amer A. AlSaif King Abdulaziz University; Faculty of Applied Medical Sciences; Department of Physical Therapy

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700016

Resumo

Objetivo Explorar a atitude dos docentes de enfermagem em relação às pessoas mais velhas e suas reflexões sobre o ensino de enfermagem gerontológica nos currículos de graduação em enfermagem na Arábia Saudita. Método Uma pesquisa com cinco grupos focais foi utilizada com membros do corpo docente, nas três escolas de enfermagem. O levantamento contou com 132 membros, incluindo 76 instrutores clínicos, 40 professores associados e 16 professores. A faculdade de enfermagem em geral teve uma atitude positiva para com os idosos (M = 3,36, DP 0,25) e as atitudes dos professores foram mais elevadas do que os de seus alunos de enfermagem (M = 3,18, SD0.29). Resultados Sugerem que os currículos de enfermagem Sauditas devem incluir um conteúdo mais extenso em gerontologia e experiência clínica com as pessoas mais velhas. Conclusão Esta foi a primeira vez na Arábia Saudita, que a pesquisa ouviu suas vozes e examinou os seus compromissos para com a educação gerontológica.


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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AlSenany, S., & AlSaif, A. A. (2014). Curso de gerontologia nos currículos de graduação em enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 1077-1084. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700016