A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Cláudia Mesquita Ribeirão Preto University of Sao Paulo; School of Nursing
  • Emilia Campos de Carvalho Ribeirão Preto University of Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700022

Resumo

Objetivo Investigar e avaliar as evidências disponíveis na literatura a respeito do uso da Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde. Método Revisão integrativa, realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, The Cochrane Library, EMBASE, LILACS e APA PsycNET, sem restrições de ano ou tipo de estudo. Os descritores foram combinados de diferentes formas para garantir a busca ampla de estudos primários. Resultados Dentre as 15 publicações sobre Escuta Terapêutica, 33% abordaram o efeito de treinamentos sobre as habilidades de escuta, 27% estudaram a eficácia da escuta como intervenção, 20% exploraram as experiências dos sujeitos quanto às vivências relacionadas à escuta e 20% abordaram aspectos diversos da escuta. Conclusão A maior parte dos estudos tem nível de evidência de forte a moderado e, apesar de abordarem diferentes aspectos relacionados à Escuta Terapêutica, apresentam em comum o reconhecimento da necessidade de habilidades, por parte do profissional de saúde, para o desenvolvimento de um processo de escuta eficaz.





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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Mesquita, A. C., & Carvalho, E. C. de. (2014). A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 1127-1136. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700022