Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020047303781

Palavras-chave:

Comunicação, Serviço Hospitalar de Emergência, Equipe de Assistência ao Paciente, Relações Interprofissionais, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Mapear fatores internos e externos em uma unidade de emergência que interferem na prática comunicativa interprofissional. Método: Estudo de caso único realizado na unidade de emergência de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada, triangulados e submetidos à análise temática, a partir de categorias definidas a priori, baseadas na matriz SWOT. Resultados: Participaram 22 profissionais de saúde. Quanto aos pontos fortes e oportunidades, constatou-se que os profissionais compreendem a importância da comunicação como medida de segurança, utilizam a passagem de plantão e a comunicação escrita para compartilhar informações. Porém, a superlotação, a sobrecarga de trabalho, a ausência de padronização de condutas, a inexperiência de profissionais e o déficit no relacionamento interprofissional são fatores dificultadores de uma comunicação efetiva. Conclusão: O processo comunicativo interprofissional fragilizado dificulta a interação e o compartilhamento de informações para a tomada de decisões compartilhadas que possibilite a continuidade do cuidado de maneira segura.

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Publicado

2021-07-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Coifman, A. H. M., Pedreira, L. C., Jesus, A. P. S. de, & Batista, R. E. A. (2021). Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03781. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020047303781