Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental*
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Educação Infantil, Enfermagem, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil sobre os primeiros socorros antes e após a participação na ação educativa. Método: pesquisa quantitativa com delineamento quase-experimental do tipo pré e pós-teste, realizado com 45 professores de quatros escolas de educação infantil. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento com questões referentes à caracterização dos participantes e ao conhecimento sobre os primeiros socorros. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística, sendo realizado o teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon. Resultados: houve aumento no número de acertos das questões e melhora em relação aos conceitos, com aumento na pontuação do pré para o pós-teste em 5,17 pontos e com a comparação das somas significativa. Conclusão: a realização de ações educativas sobre primeiros socorros aumenta o conhecimento de professores da educação infantil sobre o tema e os enfermeiros possuem destaque na atuação como educadores em saúde.
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