Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação Infantil, Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil sobre os primeiros socorros antes e após a participação na ação educativa. Método: pesquisa quantitativa com delineamento quase-experimental do tipo pré e pós-teste, realizado com 45 professores de quatros escolas de educação infantil. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento com questões referentes à caracterização dos participantes e ao conhecimento sobre os primeiros socorros. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística, sendo realizado o teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon. Resultados: houve aumento no número de acertos das questões e melhora em relação aos conceitos, com aumento na pontuação do pré para o pós-teste em 5,17 pontos e com a comparação das somas significativa. Conclusão: a realização de ações educativas sobre primeiros socorros aumenta o conhecimento de professores da educação infantil sobre o tema e os enfermeiros possuem destaque na atuação como educadores em saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ilha, A. G., Cogo, S. B., Ramos, T. K., Andolhe, R., Badke, M. R., & Colussi, G. (2021). Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210025. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025