Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família

Autores/as

  • Fabiana Neman UNICID; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200005

Palabras clave:

Assistência de enfermagem, Cuidado de enfermagem, Família

Resumen

RESUMO O presente estudo teve como objetivo desvelar a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Para tal utilizou-se entrevistas analisadas com a perspectiva fenomenológica, que permitiram identificar 4 temas nos discursos, os quais revelaram existir uma dimensão relacional entre a situação motivadora, o sentimento emergido, a ação desencadeada e a reflexão elaborada sobre o processo. FAZENDO ALGO A MAIS configurou-se como o fenômeno deste estudo e consolidou-se assim, porque o aluno frente a situação motivadora é tocado por ela, se permitindo ver para e além do "ser-doente", sendo motivado a acolher o paciente e sua família. O aluno entende que ao assistir nesse contexto está fazendo algo além do habitual, compreendendo o "ser-doente" como um ser saudável, membro de uma família que no momento encontra-se doente. O aluno termina por refletir a demanda do papel profissional, principalmente a dimensão emocional do "ser-enfermeiro" e repensa toda a interação existente no cuidar em enfermagem.

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Publicado

1999-06-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Neman, F. (1999). Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 33(2), 142-147. https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200005