A doença mental no idoso: representações sociais de estudantes de medicina no Reino Unido

Autores

  • Bruno Medeiros University of Cambridge
  • Juliet Foster University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800020

Resumo

Objectivo O estudo propõe investigar as representações sociais de estudantes de medicina sobre a doença mental entre idosos. Método a pesquisa qualitativa e exploratória foi baseada na teoria das representações sociais. Os principais métodos utilizados foram dois grupos focais com estudantes pré-clínicos (grupo 1, N=4; grupo 2, N=4) e dez entrevistas individuais com estudantes em prática clínica. A análise temática explorou os significados e diferenças entre os grupos. Resultados Três principais temas refletem as representações dos participantes sobre a doença mental na velhice: doença mental na velhice, polarização do cuidado, desafios ao cuidado. A atenção primária à saúde constitui uma estratégia importante para ultrapassar barreiras ao cuidado em saúde mental na comunidade. Contudo, crenças depreciativas, estigma e organização de serviços se apresentam como os principais desafios. Conclusão Esse estudo aponta para a necessidade de profissionais de saúde responderem aos desafios culturais e organizacionais ao cuidado em saúde mental do idoso.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Medeiros, B., & Foster, J. (2014). A doença mental no idoso: representações sociais de estudantes de medicina no Reino Unido. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 132-138. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800020