SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE SAÚDE COMO FUNÇÃO DE CONTINGÊNCIAS GRUPAIS EM DUAS FACULDADES DE SÃO PAULO.

Autores/as

  • Silvia T. Maurer Lane Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Wanda de Aguiar Horta Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234197601000100015

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar indicadores de contingências grupais que controlam comportamentos verbais de alunos a eles afiliados, por meio de significados de palavras relacionadas ao binômio saúde-doença. O estudo foi realizado em Faculdades de Enfermagem e Psicologia, comparando-se os dados de grupos em cada escola e destas entre si. Utilizou-se a técnica do Diferencial Semântico de CE Osgood, aplicado numa amostra da população de primeiro e quartos anos das duas escolas. Os valores indicativos de possíveis contingências em cada escola foram obtidas por entrevistas com docentes membros dos orgãos dirigentes e por meio de questionários se identificou valores de diferentes grupos de professores. Os resultados mostram que valores podem indicar contingências que controlam comportamentos verbais de estudantes.

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Publicado

1976-04-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Lane, S. T. M., & Horta, W. de A. (1976). SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE SAÚDE COMO FUNÇÃO DE CONTINGÊNCIAS GRUPAIS EM DUAS FACULDADES DE SÃO PAULO. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 10(1), 15-56. https://doi.org/10.1590/0080-6234197601000100015