ESTUDO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO — USP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198201600200137

Resumen

Este estudo apresenta os elementos iniciais de uma proposta de reformulação do currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — USP, elaborados pela Comissão de Reestruturação Curricular. Foram trabalhadas as três primeiras etapas do modelo técnico do planejamento curricular preconizado por SAUL (1971): diagnóstico das necessidades, os objetivos educacionais e a seleção e organização do conteúdo. Discutiu-se alguns aspectos filosóficos do ensino de enfermagem, a partir das necessidades sentidas por docentes e discentes, aspectos esses básicos, que conduziram à determinação das funções gerais do enfermeiro. Estas funções serviram de guia para a elaboração dos objetivos gerais, sendo discriminadas as disciplinas necessárias para o alcance dos mesmos. A Comissão pretende dar continuidade à proposta de alteração curricular.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1982-08-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

ESTUDO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO — USP. (1982). Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 16(2), 137-146. https://doi.org/10.1590/0080-6234198201600200137