INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM. Estudo da implantação de um modelo de comunicação escrita entre as equipes de enfermagem das unidades cirúrgicas e do centro cirúrgico

Autores/as

  • Sonia Delia Torre Salzano Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198301700300235

Resumen

Estudo da implantação de um Instrumento de Comunicação de Enfermagem que propicie a continuidade de assistência ao paciente cirúrgico, nos períodos pré, trans e pós-operatório. O Instrumento de Comunicação compreende duas partes: Ficha Pré-operatória de Enfermagem e Ficha Transoperatória de Enfermagem. O instrumento foi aplicado, pelas equipes de enfermagem das unidades cirúrgicas e do centro cirúrgico, a 327 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, internados em três unidades cirúrgicas gerais e três especializadas, em um hospital geral. Pela análise dos resultados apresentados, verificou-se que a freqüência de preenchimento dos itens propostos na Ficha Prê-operatória de Enfermagem obteve percentual acima de 83%, superior ao estabelecido neste estudo (70%). O percentual de preenchimento dos itens da Ficha Transoperatória de Enfermagem foi acima de 85%, exceto o dos itens pulso e pressão arterial, que se apresentou abaixo de 70%. A freqüência de preenchimento dos itens das Fichas Pré-operatória e Transoperatória de Enfermagem foi analisada separadamente, em relação a cada uma das seis unidades cirúrgicas de internação. A variação do percentual quanto à freqüência de preenchimento dos itens propostos foi de 83% a 100% nas seis unidades cirúrgicas, o que permite inferir que o Instrumento de Comunicação de Enfermagem é passível de aplicação, tanto aos pacientes submetidos a cirurgias gerais como a especializadas.

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Publicado

1983-12-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Salzano, S. D. T. (1983). INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM. Estudo da implantação de um modelo de comunicação escrita entre as equipes de enfermagem das unidades cirúrgicas e do centro cirúrgico. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 17(3), 235-252. https://doi.org/10.1590/0080-6234198301700300235