ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ENFERMEIRAS — REFERENCIAL TEÓRICO (PARTE I)

Autores/as

  • Paulina Kurcgant Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198602000100039

Resumen

Nesta primeira parte do estudo é apresentado o que há na literatura profissional sobre a evolução da Administração de Pessoal segundo as diferentes escolas e teorias administrativas e é discutida a interação indivíduo-organização desde o enfoque mecanista até o enfoque sistêmico. O enfoque sistêmico é explicado pelo conceito sociológico das organizações. A avaliação de desempenho è estudada como parte integrante da administração de recursos humanos que, especificamente na área de saúde, é considerada um subsistema do sistema de saúde. Como referencial teórico, específico da avaliação de desempenho, são analisados os objetivos de avaliação, os métodos e técnicas utilizados, o preparo dos elementos que participam do processo avaliativo, a freqüência em que é realizada e os sentimentos que envolvem o avaliador e o avaliado. No âmbito de atuação da enfermagem é evidenciado o que ocorre na avaliação de desempenho das enfermeiras, em outros países, e é salientada a escassez de estudos sobre o assunto na realidade brasileira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1986-04-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Kurcgant, P. (1986). ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ENFERMEIRAS — REFERENCIAL TEÓRICO (PARTE I). Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 20(1), 39-54. https://doi.org/10.1590/0080-6234198602000100039