ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS

Autores/as

  • Miako Kimura Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Maria Sumie Koizumi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700100117

Palabras clave:

Ensino-aprendizagcm em enfermagem, Exame físico, Exame pupilar

Resumen

Este trabalho teve com objetivo analisar a aprendizagem do exame das pupilas quanto ao seu diâmetro (DP), obtido por mensuração, e ao reflexo fotomotor (RFM), avaliado mediante julgamento subjetivo. A população foi constituida por 46 alunos do 4o semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da USP. Os dados foram coletados em dois momentos: no laboratório de enfermagem e no campo clínico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos alcançaram altos níveis de concordância nas observações feitas, além de terem adquirido uma habilidade e um conhecimento específicos. Apresentaram, porém, uma variada gama de dificuldades, sobretudo na prática em campo clínico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1993-04-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Kimura, M., & Koizumi, M. S. (1993). ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 27(1), 117-132. https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700100117