ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700100117Palabras clave:
Ensino-aprendizagcm em enfermagem, Exame físico, Exame pupilarResumen
Este trabalho teve com objetivo analisar a aprendizagem do exame das pupilas quanto ao seu diâmetro (DP), obtido por mensuração, e ao reflexo fotomotor (RFM), avaliado mediante julgamento subjetivo. A população foi constituida por 46 alunos do 4o semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da USP. Os dados foram coletados em dois momentos: no laboratório de enfermagem e no campo clínico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos alcançaram altos níveis de concordância nas observações feitas, além de terem adquirido uma habilidade e um conhecimento específicos. Apresentaram, porém, uma variada gama de dificuldades, sobretudo na prática em campo clínico.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
1993-04-01
Número
Sección
Original Articles
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Cómo citar
Kimura, M., & Koizumi, M. S. (1993). ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 27(1), 117-132. https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700100117