PADRÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTES NUM HOSPITAL GOVERNAMENTAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Namie Okino Sawada Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cristina Maria Galvão Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Suely Nogueira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700300403

Palabras clave:

Comunicação, Enfermagem, Relações enfermeira-paciente

Resumen

Numa situação de interação verbal em enfermagem hospitalar, as autoras exploram o contexto do paciente com o objetivo de verificar o padrão de comunicação dos pacientes entre si. Os dados foram coletados através de observação direta do comportamento verbal de uma amostra de 10 pacientes com seus companheiros de enfermaria. Do seu registro em formulário, os dados foram analisados por juizes e classificados à luz do instrumento de Bales. Os resultados apontam para o seguinte padrão de comunicação: 83,1% das unidades de interação foram classificadas na área neutra, 8,8% na área sócio-emocional positiva e 8,1% na área sócio-emocional negativa. As autoras discutem tais resultados, estimulando os enfermeiros a repensarem o valor da comunicação no processo de enfermagem.

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Publicado

1993-12-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Mendes, I. A. C., Trevizan, M. A., Sawada, N. O., Galvão, C. M., & Nogueira, M. S. (1993). PADRÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTES NUM HOSPITAL GOVERNAMENTAL BRASILEIRO. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 27(3), 403-412. https://doi.org/10.1590/0080-6234199302700300403