Cotidiano laboral docente: enfrentamentos dos professores de enfermagem na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018038603577

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Modelos Econômicos, Saúde do Trabalhador, Condições de Trabalho

Resumo

Objetivo: Descrever a organização do trabalho do docente de enfermagem e analisar seus aspectos limitadores e facilitadores. Método: Pesquisa qualitativa e descritiva, composta por docentes de universidades públicas federais do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em por meio de entrevista semiestruturada. A técnica para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Resultados: Participaram 27 docentes. Os elementos facilitadores do trabalho docente foram: ambiente de trabalho; autonomia e flexibilidade; gosto pelo que faz; uso das tecnologias; e solidariedade do coletivo profissional. Os elementos dificultadores foram: alta demanda de trabalho; ritmo laboral intenso; escassez de recursos material e humano; e competitividade acadêmica. Conclusão: A configuração da organização laboral docente é complexa e multifacetada, apresentando alta exigência psicoafetiva, cognitiva e física, o que potencializa o adoecimento desses trabalhadores.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

D’Oliveira, C. A. F. B. ., Souza, N. V. D. de O. ., Varella, T. C. M. Y. M. L. ., Vargens, O. M. da C. ., & Noronha, I. da R. . (2020). Cotidiano laboral docente: enfrentamentos dos professores de enfermagem na contemporaneidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03577. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018038603577