Conhecimentos, habilidades e atitudes de estudantes de enfermagem sobre a prática baseada em evidências
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0428Palavras-chave:
Enfermagem Baseada em Evidências, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Estudantes de Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: Identificar conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a Prática Baseada em Evidências de estudantes de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e explorar as relações entre conhecimentos, habilidades e atitudes e variáveis associadas. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico, realizado com 125 alunos do bacharelado em enfermagem. Os dados foram obtidos pela aplicação do Questionário de Prática Baseada em Evidências. Resultados: A pontuação média do questionário foi de 4,73 (DP = 0,79), com a maior pontuação no domínio Atitudes. Houve correlação estatística significante entre a pontuação do questionário e o ano do curso (p < 0,001). Conclusão: Há lacuna nos conhecimentos e habilidades associadas à Prática Baseada em Evidências entre os estudantes de enfermagem. É necessário desenvolver estratégias efetivas para o ensino da disciplina na graduação em Enfermagem.
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